Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Defensora pública geral do Acre, Simone Santiago participa de cerimônia de posse do novo presidente do TSE em Brasília

Publicado em

Na noite desta terça-feira, 16, a defensora pública do Estado do Acre, Simone Jaques de Azambuja Santiago, prestigiou a sessão solene de posse do novo presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respectivamente, ministros Alexandre de Moraes e Enrique Ricardo Lewandowski.

A cerimônia contou com a presença de autoridades dos três poderes da República, representantes das instituições acreanas, como o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), Francisco Djalma, defensoras e defensores gerais de todo o país e demais convidados.

Durante a solenidade, o papel fundamental da Defensoria Pública para promoção do Estado democrático de Direito, foi frisado pelo ministro Alexandre de Moraes. A defensora-geral, Simone Santiago, representou a DPE/AC. “É uma honra ter sido convidada para participar da posse da nova presidência do TSE. Desejo que os ministros tenham sucesso nessa importante missão de garantir o exercício da democracia no Brasil”, disse.

Continua depois da publicidade

Perfis dos ministros

Alexandre de Moraes nasceu em São Paulo (SP). É ministro efetivo do TSE desde 2 de junho de 2020, após atuar como substituto desde abril de 2017. Possui doutorado em Direito do Estado, livre-docência em Direito Constitucional e é autor de livros e artigos acadêmicos em diversas áreas do Direito. Atuou como promotor de Justiça, advogado, professor de Direito Constitucional, consultor jurídico e ministro da Justiça. Tomou posse como ministro do STF em março de 2017.

Ricardo Lewandowski, nascido no Rio de Janeiro em 11 de maio de 1948, é ministro do STF desde 16 de março de 2006. Ele é doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e master of arts em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University. Antes de ingressar no STF, também foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e juiz do Tribunal de Alçada Criminal do estado. Lewandowski já presidiu o TSE de 2010 a 2012.

Composição do TSE

O TSE é integrado por, no mínimo, sete ministros. Três ministros são do STF, um dos quais é o presidente da Corte, dois ministros são do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um dos quais é o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, e dois são juristas, provenientes da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.

Com informações: EM, TP/CM

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress