CLIQUE AQUI para ver o vídeo.
Imagina só atrair jacarés para a beira de um lago com apenas um grito específico. Essa raridade ocorre na Estância Mimosa, em Bonito (MS). O g1foi conferir de pertinho como funciona e registrou a vinda dos répteis até às margens do lago na propriedade. Assista ao vídeo acima.
“TONI”, grita a anfitriã do atrativo turístico, Elusa Prado. Poucos segundos após o grito, vários jacarés começam a nadar até a beira do lago. Aqueles que estão mais próximos começam a subir um pequeno barranco e os animais que estavam mais longes se deslocam afoitos em direção do som.
Elusa explica que a história começou de chamar os jacarés pelo nome começou antes dos anos de 1990, quando a propriedade ainda não era utilizada para fins turísticos. “O antigo proprietário do local tinha um jacaré que se chama Toni. Quando o proprietário gritava, o jacaré vinha e jogava um resto de carne crua”.
Como a anfitriã explica, a tradição foi mantida e os “descendentes” do primeiro Toni respondem pelo chamado. “Nós mantemos o costume, mas não alimentamos os animais com frequência, apenas quando há sobras de carnes cruas. Não interferimos na vida dos animais”.
Para os turistas, o momento é de encanto. O contato com a fauna chama atenção. “A maioria dos turistas nunca teve contato próximo com um animal silvestre e que é quase pré-histórico. Nós não manejamos os jacarés, eles vivem no lago. Os jacarés vivem livres. Todos são Toni e quando chamamos, os animais vem. Agora estamos com cerca de quatro adultos e 16 filhotes”, finaliza Elusa.
A Estância Mimosa é uma fazenda que fica em Bonito. Para fins do ecoturismo, o local começou a ser utilizado em 1999 e desde então, a dedicação é preservar o local para os visitantes. O atrativo é um empreendimento familiar, que segue inúmeras regras de segurança e sustentabilidade.
Atualmente, a estância onde os jacarés são chamados de “Toni” oferece passeios de trilha, visitação a cerca de 8 cachoeiras, passeio a cavalo e observação de aves.