GERAL
Gasolina recebe MAIS um reajuste? Confira qual o preço médio a partir de AGORA!
Atualmente, inúmeros brasileiros se esforçam para comprar combustíveis. Afinal de contas, o preço da gasolina está bastante elevado. Nos últimos meses, o valor médio passou por várias modificações, entre aumentos e reduções. Recentemente, foi anunciado mais um reajuste para a gasolina. Com isso, os brasileiros querem saber: qual é o novo preço médio?
Vale lembrar que o preço médio da gasolina é uma das métricas mais importantes para definir o valor dos combustíveis. O preço final, que aparece na bomba, varia de acordo com cada posto. Com isso em mente, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o novo reajuste da gasolina. Saiba qual é o preço médio e veja como ele pode evoluir em um futuro próximo.
Por que a gasolina está cara?
Antes de falar sobre o reajuste da gasolina, é interessante lembrar alguns dos motivos que explicam o preço elevado do combustível. Diversas razões ajudam a entender por que a gasolina está tão cara. O conflito entre a Rússia e a Ucrânia, por exemplo, é um deles. Além disso, a dependência de refinarias internacionais também encarece o produto. Finalmente, a inflação não é sentida somente nos combustíveis. Qualquer pessoa que frequenta supermercados sabe que itens de necessidade básica também estão bem mais caros.
Gasolina tem novo reajuste em 2022?
Recentemente, a Petrobras anunciou um corte de 4,8% no valor da gasolina nas refinarias. Esse já é o terceiro corte confirmado pela empresa desde o fim de julho. Após o reajuste, o preço médio da gasolina contou com uma queda média de apenas 0,47%. Nos preços reais, essa redução é de somente 3 centavos.
De acordo com o Índice de Preços Ticket Log (IPTL), atualmente, o litro da gasolina pode ser adquirido por uma média de R$ 5,72. Antes do reajuste, ele custava cerca de R$ 5,75. O resultado, dessa forma, não é muito diferente das reduções que aconteceram no final de julho e meados de agosto – quando os preços diminuíram em 0,43% e 0,45%.
Combustível vai diminuir mais? Mais um reajuste à vista?
Segundo a análise do IPTL, ainda não é possível concluir, oficialmente, se o preço da gasolina ficará mais barato nas próximas semanas. Vale lembrar que o estudo leva em conta dados de mais de 21 mil postos de combustíveis, espalhados por todo o Brasil.
“É preciso aguardar o comportamento dos preços nos próximos dias, mas o mais provável é que o preço médio da gasolina continue apresentando queda”, afirmou um representante da empresa em uma entrevista recente.
Aplicativos para economizar na hora de comprar gasolina!
As pessoas podem contar com muitas maneiras de conseguir economizar na hora de comprar a gasolina, mesmo que as ações ajam de forma indireta. Um dos modos é fazer uso de aplicativos de postos de gasolina.
Assim, a primeira opção é o Shell Box, associado à rede Shell. Por meio dele, os usuários podem acumular pontos e, quando se atinge uma determinada quantia, torna-se possível fazer a solicitação de troca. Ela pode se destinar tanto para benefícios quanto para descontos. Link: https://bityli.com/wyUghb.
Além disso, há também o Premmia, da Petrobrás. Os usuários podem receber recompensas quando completam algumas ações que o aplicativo propõe. Uma das recompensas recebidas pode ser um vale-combustível. Link: https://bityli.com/NmnNRZ.
Por fim, ainda existe o Abastece Aí, o qual é ligado à rede de postos Ipiranga. O aplicativo permite que haja a liberação de um cashback conforme os gastos dos usuários. Link: https://bityli.com/qRdaqh.
DICAS para economizar combustível
Os motoristas que querem economizar combustível podem aderir a algumas dicas que podem contribuir nessa questão. Dessa forma, algumas dicas são: usar o ar condicionado apenas quando for necessário, já que ele está associado com o gasto de combustível, respeitar a troca de marchas do carro e também sempre conferir qual é a pressão dos pneus.
Outras ações são fazer a manutenção do carro nas datas corretas, evitar carregar muito peso no automóvel, e não fazer a aceleração do carro caso ele esteja desengatado.
Usar aplicativos que podem dar recompensas, pontos ou cashbacks pode ser também um modo de conseguir economizar no combustível. Podem ser opções o Premmia e o Abastece Aí!