Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

TECNOLOGIA

Conheça 7 funções ‘escondidas’ do iPhone que são capazes de te deixar mais produtivo

Publicado em

Celulares iPhone (iOS) contam com funções nativas que podem ajudar usuários a manter sua produtividade ao longo do dia. Recursos como o modo Foco e o Tempo de Uso, por exemplo, permitem silenciar notificações e restringir o acesso a determinados apps, evitando possíveis distrações. Ainda, outras funcionalidades conseguem auxiliar na realização de tarefas, como solicitar lembretes à Siri e buscar por arquivos e serviços no Spotlight. Confira, a seguir, sete funções muito úteis do iPhone (iOS) para melhorar seu rendimento no dia a dia.

1. Configurar “Modo Foco”

O modo Foco é uma boa opção para quem deseja se manter mais produtivo durante o dia. A função reduz as distrações para que o usuário se mantenha focado em uma tarefa, e pode ser configurada de maneira simples a partir dos ajustes do iPhone. Quando ativada, a ferramenta silencia temporariamente as notificações, chamadas, aplicativos e contatos selecionados pelo usuário. Assim, serviços específicos só poderão ser usados se habilitados para o Foco escolhido.

Para acessar a função, acesse os “Ajustes” e toque na aba “Foco”. Em seguida, selecione uma das opções disponíveis na próxima tela, ou aperte no ícone de “+”, no canto superior direito, para configurar um novo Foco. Nas próximas telas, você pode indicar quais apps e contatos poderão notificá-lo, e também definir automações para o recurso – como fazer com que o Foco seja habilitado de forma automática em um horário específico, ou ao chegar em um local como trabalho, por exemplo.

Continua depois da publicidade
Criando um novo modo Foco no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Criando um novo modo Foco no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Clara Fabro

2. Limitar o tempo de uso de apps

 

Se quiser passar menos tempo no celular para ser mais produtivo em outras tarefas, o Tempo de Uso do iPhone também pode ajudar. Com o recurso, é possível definir limites diários para diversas categorias de aplicativos e, assim, reduzir o tempo de navegação no smartphone.

Para configurar o Tempo de Uso, acesse os ajustes do celular e toque sobre a aba “Tempo de Uso”. Em seguida, aperte em “Limites de Apps” e pressione em “Adicionar Limite”. Na próxima tela, selecione as categorias e apps desejados e toque sobre “Seguinte” para prosseguir. Agora, defina um período de tempo limite para o app e vá em “Adicionar” para concluir.

Com o Tempo de Uso é possível definir limites para apps no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Com o Tempo de Uso é possível definir limites para apps no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Continua depois da publicidade

3. Definir restrições de comunicação

 

Assim como é possível definir limites para apps com o Tempo de Uso, também dá para usar o recurso para restringir contatos. Para isso, acesse “Ajustes” e vá até “Tempo de Uso”. Na próxima página, selecione “Limites de Comunicação” > “Comunicação Permitida” > “Durante o Tempo de Uso” e defina quem poderá entrar em contato quando o recurso estiver habilitado.

As opções incluem “Apenas Contatos”“Contatos e Grupos com Pelo Menos um Contato” e “Todos”. As restrições serão aplicadas às ligações recebidas pelo celular, mensagens de texto e contatos do iCloud. Vale dizer que as chamadas dos contatos de emergência são sempre permitidas, mesmo com a função em curso.

O Tempo de Uso do iPhone (iOS) permite definir restrições de comunicação — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O Tempo de Uso do iPhone (iOS) permite definir restrições de comunicação — Foto: Reprodução/Clara Fabro

4. Usar o Resumo Agendado

 

As notificações recebidas no celular também podem distrair bastante durante o di. Por isso, se deseja se manter produtivo, uma ação interessante é desativá-las por um tempo. Uma função que pode ajudar nisso é o Resumo Agendado de notificações, recurso em que o usuário pode escolher receber alertas menos relevantes em horários específicos do dia – como após o trabalho, por exemplo.

Para ativá-lo, acesse os ajustes e toque sobre “Notificações”. Em seguida, aperte em “Resumo Agendado” e ative a chave ao lado da opção. Na próxima tela, toque em “Continuar” e, para prosseguir, selecione os aplicativos para o resumo. Para concluir o procedimento, basta definir o horário desejado para receber os alertas e tocar em “Ativar Resumo de Notificações”.

O "Resumo Agendado" exibe alertas menos relevantes apenas em horários específicos do dia — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O “Resumo Agendado” exibe alertas menos relevantes apenas em horários específicos do dia — Foto: Reprodução/Clara Fabro

5. Usar a Siri para criar lembretes

 

Continua depois da publicidade

A Siri também pode ser uma aliada na produtividade. Através dela, é possível definir diversos tipos de lembretes, como de pausa, para lembrar de enviar um e-mail ou realizar outras tarefas da rotina. Para isso, basta dizer o comando “E aí, Siri” (veja aqui como ativar) e, em seguida, completar com: “Me lembre de [tarefa]”. Então, o lembrete será ativado automaticamente.

É possível usar a Siri para definir lembretes no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Clara Fabro

É possível usar a Siri para definir lembretes no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Clara Fabro

6. Fazer buscas usando o Spotlight

 

O Spotlight é um recurso bastante útil porque permite que o usuário faça pesquisas na internet e no iPhone ao mesmo tempo de maneira rápida. Apesar de ser pouco utilizada, a função possibilita realizar buscas rápidas de contatos, e-mails, apps e até notícias na web em poucos passos, sem ser necessário abrir o app do navegador ou vasculhar todas as seções do celular.

Para usá-la, basta deslizar a Tela de Início do meio para baixo e tocar sobre o ícone de lupa para fazer a pesquisa. Feito isso, digite uma palavra-chave e aguarde pelos resultados.

Continua depois da publicidade
O Spotlight permite fazer buscas no navegador e no iPhone ao mesmo tempo — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O Spotlight permite fazer buscas no navegador e no iPhone ao mesmo tempo — Foto: Reprodução/Clara Fabro

7. Escanear e assinar documentos pelo app Notas

 

O Notas, aplicativo de anotações do iPhone (iOS), conta com uma funcionalidade que permite escanear e assinar documentos de forma nativa pelo celular. O recurso pode ser particularmente útil para quem trabalha com assinaturas virtuais, e também é uma opção a plataformas como o DocuSign e Adobe, que eventualmente podem cobrar taxas pelos serviços.

Para escanear um documento, abra o app e crie uma nova nota ao tocar sobre o ícone do canto inferior direito da tela. Em seguida, aperte na câmera, no menu inferior, e pressione em “Escanear Documentos”. Agora, basta enquadrar o documento no visor do celular e tirar uma foto.

É possível usar o Notas para digitalizar e assinar documentos — Foto: Reprodução/Clara Fabro

É possível usar o Notas para digitalizar e assinar documentos — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Já para assinar um documento, abra o app e selecione o arquivo desejado. Em seguida, toque sobre o ícone de compartilhamento, no canto superior direito da tela e vá em “Marcação”. Depois, no menu inferior, toque sobre o ícone de “+” e selecione a opção “Assinatura”. Agora, escreva sua assinatura no local indicado, toque em “Ok” no canto superior direito da tela e reposicione a assinatura no local do documento para finalizar.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement