RIO BRANCO
Rio Acre registra menor cota histórica medindo 1,29 metros neste domingo, 11
O Rio Acre marcou, na manhã deste domingo, 11, a cota de 1,29 metros, este é o menor nível registrado pela Defesa Civil nos últimos seis anos. Em 17 de setembro de 2016, o manancial chegou a marca de 1,30 metros.
A situação é preocupante, pois a seca pode interferir significativamente no abastecimento, aponta o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco. Desde junho, pelo menos, 31 comunidades rurais estão sendo abastecidas com água potável levada por carros-pipas.
Na capital, apesar do presidente do Saerb, Enoque Pessoa, dizer que o órgão estuda maneiras para que a seca não interfira no abastecimento de água, alguns bairros, como o Rosalinda, por exemplo, já sofrem com falta de água. Moradores entraram em contato com a reportagem do Na Hora da Notícia relatando que estavam há quatro dias sem receber água em suas torneiras.
A Defesa Civil de Rio Branco não descarta a possibilidade de um decretar situação de emergência, já que a estiagem tem trazido prejuízos para a agricultura, além de causar impacto na saúde pública.