O novo RG chegou cheio de novidades. O documento passará a ser aceito em viagens internacionais por ter o mesmo código presente nos passaportes. Existe um prazo para que todos os brasileiros estejam com o documento nas versões física ou digital. Saiba o que é necessário para solicitar o RG antes que ele seja obrigatório no Brasil.
O documento está valendo desde março deste ano, mas todos ainda estão em fase de transição. Sendo assim, muitos brasileiros ainda estão com o modelo antigo. A Carteira de identidade Nacional será emitida com a unificação de todos os documentos em um único.
Novo RG será obrigatório
Com as mudanças, ele carregará mais informações sobre os cidadãos. Quer um exemplo? Os dados sobre a saúde da pessoa, como tipo sanguíneo. Também apontará se o indivíduo é doador de órgãos.
A proposta é conseguir mais segurança por meio de um documento unificado, reduzindo as fraudes com o uso das informações pessoais dos cidadãos. Inclusive, a validade eletrônica por meio de QR Code é para isso.
A emissão do novo RG é gratuita e será obrigatória no Brasil. As secretarias de Segurança Pública dos estados estão responsáveis pela emissão do documento e também devem seguir os prazos de adequação que vai até 6 de março de 2023, mas os cidadãos não precisam correr. A troca do documento não é imediata.
A carteira de identidade atual continuará valendo por até dez anos para as pessoas com menos de 60 anos. Quem tem mais que isso pode continuar com o documento antigo por tempo indeterminado.
O novo RG terá as seguintes validades:
- Cinco anos: para quem tem até 11 anos de idade;
- Dez anos: para quem tem de 12 a 59;
- Validade indeterminada para quem tem mais de 60 anos.
Para emitir este documento obrigatório, o cidadão deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde mora. Tem que apresentar a Certidão de Nascimento ou uma de casamento. Depois disso, será indicado a ele o prazo para a retirada do RG. Com a versão física em mãos, é só acessar a digital pelo site ou aplicativo gov.br.