Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Falsidade ideológica: Friale tem candidatura indeferida

Publicado em

A Justiça Eleitoral do Acre indeferiu o pedido de candidatura a deputado estadual de Davi Friale após o Ministério Público Eleitoral constatar indícios de falsidade ideológica na documentação apresentada por ele.

Segundo levantamento, Friale teria apresentado um documento de identificação expedido pela Polícia Civil do Estado do Acre em 29 de março deste ano, com nome civil de Davi Friale Assis de Melo, data de nascimento em 20 de julho de 1971 e natural de Barreiros (PE).

De acordo com o procurador regional eleitoral, Fernando José Piazenski, arteira de identidade ter sido expedida este ano como primeira via e seu CPF emitido no dia 4 de agosto de 2022.

Continua depois da publicidade

No parecer, o procurador disse ainda que “o alistamento eleitoral do requerente foi realizado em 29/03/2022, conforme o Diário da Justiça Eletrônico (TRE/AC) de 11 de maio de 2022. No dia seguinte, o requerente se filiou ao Partido da Mobilização Nacional. Há divergência, também, em relação à naturalidade do requerente – Barreiros (PE) e sua certidão de nascimento ter sido expedida em cartório de Rio Branco”.

Nas redes sociais, Friale fez uma postagem explicando a respeito de seu nome e destacou “nunca foi necessário falar o nome completo, assim como fazem personalidades conhecidas nacionalmente como Tiririca, Ratinho, Pelé, Petecão e centenas de outros”. Veja a postagem na íntegra:

Desde o século passado, sou conhecido pelos serviços que presto à sociedade, com informações mais precisas sobre os eventos atmosféricos, e também, como professor, palestrante e debatedor de assuntos atuais. Entrevistado com frequência por emissoras de rádio e de televisão, sem contar as publicações em todos os jornais do Acre, nunca usufruímos nenhuma vantagem pessoal. Fico feliz, todos os dias, em poder contribuir com a boa informação.

Em todos esses anos me identifiquei e continuarei me identificando como Davi Friale, meu único nome. Nunca foi necessário falar o nome completo, assim como fazem personalidades conhecidas nacionalmente como Tiririca, Ratinho, Pelé, Petecão e centenas de outros. Nunca enganei, mas fui engando. Sempre procurei ser honesto, mas foram desonestos comigo. Nunca usufrui nada em prejuízo de outros, porém, alguns, desonestamente, usufruíram dos meus serviços. No entanto, usaram e associaram minha pessoa, não meu nome, em publicações, inclusive, na imprensa, com falsas identidades. Estas, sim, são falsas!

Há muitos anos tenho sido procurado pela população no sentido de que me candidatasse a um cargo eletivo. Queria, mas relutava, tendo em vista a ausência de documentos que comprovassem minha identidade. Até que, recentemente, principalmente para poder exercer efetivamente meu direito de cidadania, já que sou brasileiro nato e amo o meu país, principalmente os estados de Pernambuco, onde nasci, e, particularmente, o Acre, adotado carinhosamente por mim, resolvi obter toda a documentação a que tenho direito e o Estado brasileiro não poderia me negar. Até para que, posteriormente, pudesse tomar a vacina exigida contra a COVID-19.

Assim, aceitei ser candidato a Deputado Estadual e solicite meu registro através do partido politico responsável pela minha filiação. Esta é a primeira parte da minha explicação sobre a minha vida. Nas próximas horas, voltarei a prestar mais informações. Muito obrigado.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress