POLÍTICA
TV Acre diz que houve “evidente abuso de autoridade” em decisão que encerrou debate e gerente comercial é conduzido à PF
A Rede Amazônica Acre emitiu nota na noite de terça-feira (27), após ser forçada a encerrar o debate com os candidatos ao governo do Acre. A decisão ocorreu após o candidato David Hall (Agir) ser impedido de participar do debate, mesmo com decisão favorável a sua participação.
Segundo a lei eleitoral, o direito de participação em debates de candidatos de partidos com representação de cinco ou mais deputados no Congresso é garantido. Porém, o Agir, partido de Hall, não tem essa representatividade.
Após o encerramento do debate, o gerente comercial da Rede Amazônica Acre, Fábio Farina, foi conduzido à Polícia Federal para prestar esclarecimentos.
Na nota emitida após o encerramento do debate, a Rede Amazônica Acre disse que vai impetrar todos os recursos judiciais cabíveis e representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por abuso de autoridade.
“Por ordem da desembargadora Denise Castelo Bonfim, que determinou a participação do candidato David Soares Hall, do partido Agir, sem representação no Congresso Nacional, encerraremos o debate. A emissora informa que irá impetrar todos os recursos judiciais cabíveis e representação no CNJ [Conselho Nacional de Justiça] pelo evidente abuso de autoridade ocorrida hoje no Acre, que impediu que o debate com os candidatos com representatividade no Congresso Nacional pudessem debater e apresentar suas propostas aos eleitores”, diz a nota da emissora.
Entenda a decisão
David Hall entrou com pedido na Justiça Eleitoral para que participasse do debate na Rede Amazônica Acre. O pedido foi acatado uma hora antes do debate pela juíza auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC), desembargadora Denise Castelo Bonfim.
Poucos minutos antes do debate, Hall e sua equipe chegaram à sede da afiliada da Rede Globo no Acre com a decisão em mãos, mas a direção da emissora não deixou ele participar do debate.
Houve uma confusão e gritos da equipe para David Hall entrar no estúdio onde ocorria o debate. A polícia teve de ser acionada e controlou a confusão.
Uma hora após o início do debate, a desembargadora Denise Bonfim emitiu uma nova decisão para que a transmissão do debate fosse suspensa “até que viabilize a participação do David Soares Hall, a fim de que seja cumprida a ordem exarada com a participação do candidato, já garantida judicialmente a sua integração ao debate desta noite na TV Acre, sob pena de crime de desobediência”.
Às 22h32, o mediador Fábio Melo informou, em meio ao segundo bloco, o encerramento do debate. “Muito obrigado a todos, mas por ordem da desembargadora Denise Castelo Bonfim, que determinou a participação do candidato David Hall, do partido Agir, sem representação no Congresso Nacional, neste debate, encerraremos o debate da Rede Amazônica neste momento, reafirmando o compromisso da Rede Amazônica com a democracia”, disse Fábio Melo.
Veja o momento do encerramento do debate:
O candidato David Hall (AGIR) conseguiu uma liminar pra participar do debate, mas a Rede Amazônica Acre não o convidou. Por ordem judicial da juíza Denise C. Bonfim, o debate foi encerrado no SEGUNDO BLOCO. pic.twitter.com/JkElEXoxPZ
— Gleison Brana (@vtncg) September 28, 2022