RIO BRANCO
Usuários do CRAS Rui Lino reclamam que falta de internet os impede de atualizar CadÚnico
A redação do Na Hora da Notícia foi procurada por usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rui Lino que relataram não poder fazer a atualização do Cadastro Único por falta de internet na unidade.
Segundo uma usuária, que prefere não se identificar, ela já procurou o CRAS outras vezes e a conversa é sempre a mesma.
“Já procurei fazer a atualização do CadÚnico outras vezes e não tem internet. A coordenadora do local disse que não pode fazer manual somente e eu tenho medo de ter o benefício cortado”, disse a mãe de 3 crianças.
A equipe procurou a coordenadora, que respondeu que deveríamos procurar a Secretaria de de Assistência Social para obter mais informações. Mas deixou claro que a questão da internet estava sendo resolvida.
O diretor de Assistência Social do Município, Paulo Henrique Monteiro, procurou a reportagem para se manifestar sobre a situação e disse que alguns CRAS tinham internet via rádio e a prefeitura buscou melhorias. Por isso, por uns dias alguns ficarão sem internet, mas em breve chegará fibra ótica neles.
Na oportunidade, o diretor explicou como estava funcionando os atendimentos nas unidades que estão sem acesso a internet.
“Tem duas alternativas: ou a pessoa vai no CRAS e realiza o cadastro manual e esse cadastro é enviado a secretaria, e daqui fazemos o procedimento. Ou a pessoa, se a pessoa tiver um pouco de urgência, orientamos que venha direto a secretaria”, explicou.
A fala do diretor vai de encontro com a reclamação dos usuários do CRAS em questão, já que a coordenadora não orientava a ir até a secretaria e nem fazia o cadastro de forma manual.
Paulo disse ainda que entrou em contato com a SMGA (Secretaria Municipal de Gestão Administrativa) para saber qual a previsão para aquela unidade e foi informado que a equipe já estava na rua e a previsão de instalação seria na tarde desta sexta-feira, 30.
“Estima-se que no final da tarde já tenha internet e segunda-feira, 3, os atendimentos voltam ao normal, e já vai ter internet 100% funcional”, finalizou.