POLÍCIA
Vídeo: Professora esquece menino de 2 anos em creche; pai registra encontro
Um menino de 2 anos foi esquecido dentro de uma creche municipal na Grande Vitória (ES). O pai da criança registrou em vídeo o momento em que entra no local para procurar o filho e o encontra dormindo em um berço. Professora e assistente de sala foram afastadas.
O caso foi registrado no Centro Municipal de Ensino Infantil Tereza Tirone, no bairro Dom Bosco. No vídeo, o pai da criança, o jardineiro Diego Monteiro, disse que a família havia sido comunicada que alguém já havia buscado a criança, o que causou pânico nos pais.
“A minha filha veio buscar meu filho às 17h, falaram que ele tinha ido embora, que outra pessoa tinha pegado. Aí, por volta das 19h, liga a diretora dizendo que ele dormiu dentro do berço. Vamos ver se ele se encontra aí (na sala da creche)”, afirma, enquanto a diretora tenta abrir a porta da escola.
No vídeo, Diego reclama sobre a falta de segurança do local. “Escola tem que ter porteiro e o porteiro do dia não se encontra. Não há rendimento, não? Nunca vi isso”. Durante a gravação, é possível ver o pai da criança chegando na creche, acompanhado da esposa, uma professora e a diretora. Eles seguem em direção à sala, onde encontram a criança dormindo em um berço.
“Graças a Deus, meu filho está aí. Como que a diretoria de uma escola sai, deixa a criança dormindo dentro do berço e fala que alguém já pegou? Vamos para a reportagem. Está aí a criança dormindo dentro do berço, não tem o porteiro do dia, o da noite chegou agora. Quero ver como vai suceder isso aí, prefeitura de Cariacica. O porteiro do dia foi embora, não esperou rendição do da noite”.
A diretora da creche, Sandra Noelia, afirmou à TV Gazeta, afiliada da Rede Globo, que a criança acabou dormindo após uma série de brincadeiras e gincanas feitas na área externa, para comemorar o Dia das Crianças. E que, na hora do encerramento, apenas as crianças que estavam no pátio acabaram sendo entregues aos pais.
Ainda segundo a diretora, ninguém da creche teria informado à família que a criança já havia sido levada. Ela afirmou que o pai foi buscar a criança por volta de 18h, uma hora após o horário de encerramento das aulas e nenhum familiar da criança esteve no local no horário de saída dos alunos, às 17h, mas admitiu que a professora foi embora e deixou a criança sozinha.
O que diz a prefeitura
Procurada pelo UOL, a prefeitura municipal de Cariacica lamentou o ocorrido e informou, em nota, que a Secretaria de Educação já está tomando todas as providências administrativas para apurar as circunstâncias e os responsáveis pelo ocorrido.
“Há evidências de que a unidade escolar infringiu o Regimento Comum das Escolas Municipais de Cariacica. Nesse sentido, a professora e a assistente de sala foram afastadas e, juntamente com o trio gestor da unidade, responderão a um processo administrativo disciplinar, que poderá resultar até em demissão. Os porteiros também serão demitidos”.