RIO BRANCO
Rio Acre ultrapassa os 3 metros e começa a sair da situação crítica, afirma Defesa Civil
O Rio Acre amanheceu medindo 3,10 metros nesta segunda-feira, 17, esta é a cota mais alta após registrar a menor seca histórica. Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Claudio Falcão, o aumento tem ocorrido desde o último de 3 de outubro e a tendência é que continua a subir até abril.
“Tivemos uma melhora no nível do Rio. Neste fim de semana conseguimos ultrapassar a barreira dos três metros e desde junho que não ultrapassava, ficava sempre abaixo de três e dois metros”, disse Falcão.
Ele destaca ainda que passamos meses com o nível do Rio em estado crítico e que, apesar da melhora, ele continua instável.
“O fato é que começamos a sair da parte crítica. O mês de outubro tem se mostrado bastante chuvoso e desde o dia 14 que ultrapassamos o que era esperado para o mês inteiro que é 152mm e nós já estamos com quase 194mm. Ou seja, até agora temos 30% a mais de chuva do que era esperado para todo mês. Dessa forma, vamos fechar outubro com expectativa o dobro de chuva que é esperado para o mês, vamos fechar por volta de 300mm”, afirma o coordenador.
Na ocasião, o tenente-coronel falou ao Na Hora da Notícia que o Plano de Contingência já deve ser apresentado nos próximos dias.
“O Plano de Contingência está sempre pronto e todo ano nós atualizamos, não apenas o de inundação, mas de vários outros. Neste momento, estamos em uma janela de transição de um período muito seco para um período de chuvas. E nós temos entre o período seco e o de inundação, que deve acontecer em janeiro/fevereiro temos o período de movimentação de massa, ou seja, a Defesa Civil nunca para”, finalizou.