RIO BRANCO
Projeto “Axé Mulher” exalta a importância da mulher na religião de matriz africana
Rio Branco terá nos dias 25 e 26 de novembro, na Usina de Arte João Donato, a partir das 18h30, a realização do um evento que visa exaltar a importância da mulher na religião de matriz africana. O projeto “Axé Mulher” é uma realização da artista Narjara Saab, por meio do Fundo Municipal de Cultura e a produção é da Acreativa Produções.
Para a artista, o projeto é a resistência e a manutenção do legado ancestral que combate o preconceito e as barreiras sociais.
“O objetivo maior que é mostrar essas mulheres como são. Mulheres como quaisquer outras, trabalhadoras, mães, estudantes, que professam uma fé digna como qualquer outra e que merecem respeito”, diz a artista.
Na ação, será apresentado o registro de imagem e voz de mulheres de umbanda e candomblé de dois terreiros da cidade de Rio Branco (AC), o Ilé Asé Yemonja Sobá e Tenda de Umbanda Luz da Vida. Um trabalho audiovisual intitulado Mulheres de Axé. E após a exibição da exposição, será apresentado o show O Samba Canta África: Xirê. A entrada é gratuita.
Saab diz ainda que ao fim das apresentações será iniciado um bate papo entre as mulheres representantes das casas contempladas no projeto e a comunidade presente. “Não percam esse evento que envolve fé, informação, amor e exalta o sagrado feminino”, conclui.