Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Lula confirma Gleisi fora da Esplanada e sinaliza distribuição equilibrada de ministérios entre partidos

Publicado em

Ideia é que Gleisi permaneça à frente da legenda, responsável por negociações internas e com outras siglas Ricardo Stuckert/Divulgação

Em reunião com deputados e senadores do PT, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, ouviu demandas de correligionários sobre a composição do governo e confirmou que a presidente nacional do partido, deputada Gleisi Hoffmann (PR), não encabeçará nenhum ministério. A ideia é que a dirigente permaneça à frente da legenda, responsável por negociações internas e também com outras siglas.

Essa decisão é vista como solução para minar uma eventual disputa interna para comandar o partido, já que José Guimarães (PT-CE) e Márcio Macêdo (PT-SE) demonstravam interesse em assumir o posto. Se fosse escalada para um ministério, Gleisi teria que deixar o comando da legenda, conforme prevê o regimento interno.

Segundo apurou o Valor, parlamentares do PT defenderam que pastas ligadas à área social, como Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, fiquem sob o comando do partido.

Continua depois da publicidade

Apesar das demandas, Lula teria sinalizado que ouvirá as preferências de cada uma das legendas aliadas para fazer uma distribuição equilibrada entre todos que estão dispostos a compor a base de seu governo.

A expectativa é que o PT formalize suas preferências sobre cargos no primeiro escalão do governo em reunião do diretório nacional na próxima semana, em 8 de dezembro. O petista pretende iniciar a escalação de futuros ministros apenas depois da diplomação, prevista para o dia 12.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress