Com a Copa do Mundo em reta final, já pode-se falar em destaques. Mundiais também podem servir como vitrine, afinal, rostos desconhecidos são vistos para todo o planeta e começam a ter maior visibilidade e procura por grandes clubes.
Uum dos melhores jogadores da Copa do Mundo não era tão conhecido do grande público: Gakpo, da Holanda. No Catar, além de ter feito três gols em quatro jogos, ele salvou uma bola em cima da linha nas oitavas de final contra os Estados Unidos.
O atleta do PSV tem números incríveis. São 34 participações em gols na temporada 2022/23. Ele balançou as redes 16 vezes e deu 18 assistências em 29 partidas. Manchester United e Real Madrid estão entre os principais interessados no atleta de 23 anos.
Sensação
Marrocos é a grande sensação da Copa da Fifa. A seleção do norte da África que eliminou a Espanha nas oitavas, passou em 1º lugar no Grupo F e tem a melhor defesa do Mundial, conta com outros bons nomes além dos conhecidos Ziyech, do Chelsea, e Hakimi, do PSG.
Yassine Bounou, vem sendo um dos grandes goleiros da Copa do Mundo. Diante da Espanha, o Marroquino, que joga no Sevilla, defendeu duas vezes durante a disputa de pênalti.
Na temporada passada (2021/22), o jogador de 31 anos sofreu 24 gols em 31 jogos disputados, 0,77 gols por jogo. Assim, se tornou o primeiro marroquino a vencer o Troféu Zamora, prêmio do Campeonato Espanhol ao goleiro menos vazado do torneio, sendo, também, o primeiro goleiro do Sevilla FC levar o troféu.
Destaque do meio de campo da surpresa Marrocos, Sofyan Amrabat, joga na Fiorentina e é um dos alvos de Tottenham e Liverpool para reforçar o setor na sequência da temporada.
Gonçalo Ramos foi a grata surpresa para os torcedores portugueses. Reserva durante a fase de grupos, o atacante de 21 anos teve a missão de substituir “apenas” Cristiano Ronaldo contra a Suíça. O camisa 26 fez três gols e ainda deu uma assistência na sonora goleada por 6 x 1.
Na temporada 2022/23, o centroavante do Benfica tem 25 jogos, 18 gols e cinco assistências, precisando de apenas 68 minutos para participar de um gol.
Para finalizar a lista de jogadores “desconhecidos” que ainda estão na Copa do Mundo e jogando muita bola: Dominik Livakovic e Josko Gvardiol. Os defensores da Cróacia, próxima adversaria do Brasil, estão sendo essenciais para a equipe europeia avançar no torneio.
Aos 27 anos, o goleiro Livakovic, que atua pelo Dínamo de Zagreb, fez história ao defender três pênaltis nas oitavas de final da Copa do Mundo, contra o Japão, se tornando apenas o terceiro jogador ao alcançar este feito na competição. Fenerbahçe e Benfica estão interessado no atleta.
Dono da zaga da Croácia, Josko Gvardiol tem apenas 20 anos e joga no Leipzig, da Alemanha. A ótima Copa do Mundo do defensor tem atraído olhares de todo os grandes clubes, mas, de acordo com a imprensa europeia, Chelsea está na frente das outras equipes. Confira estáticas dele neste Mundial: