POLÍTICA
Há 40 anos no Acre, Roberto da Princesinha recebe título de cidadão rio-branquense
Ramao Vieira de Oliveira, mais conhecido por Roberto da Princesinha, é empresário há mais de 40 anos no Acre. Natural de Dourados, cidade do Mato Grosso do Sul, Roberto decidiu vir ao Acre em busca de “novos horizontes”, como revelou ao ContilNet. Na noite desta sexta-feira (9), o empresário recebeu um título honorífico da Câmara Municipal de Rio Branco.
Para Roberto, receber o título honorífico do vereador Arnaldo Barros é motivo de honraria. “Poder receber um reconhecimento, como cidadão rio-branquense, é um momento histórico na minha vida. Eu já fui diplomado e condecorado amigo da Marinha Brasileira em 1994, e fui diplomado também com o certificado de cidadão acreano no ano de 2013”, explica.
Em sessão solene realizada no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), a Câmara de Vereadores de Rio Branco distribuiu 76 títulos honoríficos, divididos entre títulos de cidadão, mulher destaque e cidadão verde. Todos os 17 vereadores apresentaram nomes para serem agraciados com os títulos.
O prefeito Tião Bocalom (PP) e a vice-prefeita Marfisa Galvão (PSD) estiveram presentes no evento e participaram da mesa de abertura junto ao presidente do parlamento municipal, o vereador N. Lima (PP) e outras autoridades.
Início da história
O empresário viu em Rio Branco a oportunidade de empreender e segundo Roberto, ao chegar no Acre viu a necessidade de lanchonete e restaurante no Centro da capital. Com essa visão, montou a lanchonete, restaurante e pizzaria A Princesinha, no Centro de Rio Branco, na Galeria Meta, na época, o maior centro comercial da capital.
“Era um lugar escasso, ainda não havia supermercados, apenas tabernas que fechavam às 17h ou 18h e ninguém conseguia comprar mais nada. Com essa visão, eu vi que Rio Branco era um lugar muito propício para isso, começamos em 1982 e realmente tivemos muito sucesso. A Lanchonete A Princesinha no térreo, na sala 110 e o Restaurante e Pizzaria no segundo piso”, relembra o início da história.
Após 10 anos no mesmo ponto, o Restaurante e Pizzaria A Princesinha mudou para o local onde até hoje está localizado: na Travessa da Catedral, 14, no Centro de Rio Branco. Segundo Roberto, o restaurante foi pioneiro em muitas áreas da gastronomia acreana, como a moqueca de peixe capixaba e baiana servida na panela de barro, bem como a primeira fábrica de chopp e chopperia de Rio Branco e a comida no estilo self-service por quilo.
Veia política
O empresário também tem uma veia política no Acre, sendo um dos responsáveis pela fundação do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) em nível nacional e o fundador da sigla no Acre. Além disso, Roberto também foi candidato em anos anteriores e na eleição de 2022, concorrendo ao cargo de deputado federal.