GERAL
Em 11 dias já choveu mais de 85% do previsto para dezembro
O mês de dezembro tem marcado a chegada do inverno amazônico no Acre. O período de chuvas neste período tem sido marcado por chuvas fortes que provocam inundação de ruas e casas em vários pontos da capital acreana.
Nos primeiros 11 dias de dezembro, foram cinco dias com registro de chuvas. Em dois deles, o volume, além de ser muito alto, foi acompanhado de fortes ventos, o que provocou transtornos como destelhamento de casas e queda de árvores, principalmente.
O volume de chuvas já tem sido quase maior do que o esperado para todo o mês. De acordo com dados fornecidos pela Defesa Civil, em apenas 11 dias já choveu em Rio Branco o acumulado de 228 milímetros. O número significa mais de 85% dos 267,9 mm previstos para todo o mês.
O acúmulo de chuvas faz com que a Defesa Civil Municipal trabalhe com a hipótese de uma cheia considerada de médio para grande porte nos primeiros meses do ano que vem. “Trabalhamos com a previsão de uma cheia onde o Rio Acre chegue a 16 metros na capital acreana em 2023. Fazemos o monitoramento diário não só do volume do rio, mas da expectativa de chuvas para as próximas semanas e procuramos estar sempre preparados de forma antecipada em casa de enchente”, afirma Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil em Rio Branco.