Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

STF recebe ofício do Senado, mas mantém análise do orçamento secreto

Publicado em

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relatora das ações sobre a constitucionalidade das emendas de relator, ministra Rosa Weber, leu em plenário a resolução encaminhada à Corte pelo Congresso Nacional para tentar modular os repasses de verbas que ficaram conhecidos como “orçamento secreto”. No entanto, ela disse que o documento não afeta a análise do caso nesta quarta-feira (14/12).

O projeto de resolução que propõe novos critérios para distribuição das emendas de relator prevê mudanças como a obrigatoriedade da destinação de RP9 de, no mínimo, 50% dos recursos para “ações e serviços públicos de saúde ou de assistência social”, que seguem critérios técnicos específicos definidos pelos respectivos ministérios executores quanto aos valores que podem ser recebidos pelos beneficiários dessas emendas.

O documento assinado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ainda diz que a previsão é tornar obrigatório a observância do critério de proporcionalidade das Mesas das Casas Legislativas, da Comissão de Orçamento e entre os partidos políticos, de acordo com a composição das respectivas bancadas.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress