Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Petrobras encolhe 10% na Bolsa por receio de ingerência política

Publicado em

As ações preferenciais e ordinárias da Petrobras registram desvalorização de cerca de 10%, em reação à mudança na Lei das Estatais aprovada a toque de caixa pelo Congresso na noite de ontem (13/12).

Trata-se da pior queda diária desde fevereiro de 2021, quando as ações despencaram 20% em apenas um pregão, consequência da decisão do presidente Jair Bolsonaro de destituir Roberto Castello Branco da presidência da empresa por razões políticas.

Desta vez, os investidores estão aderindo ao movimento de venda das ações pelo receio da indicação de um nome do bojo petista para o comando da petroleira. O projeto de lei aprovado na noite de terça reduz o período de “quarentena” a ser cumprido pelos políticos antes de assumirem um cargo em uma empresa pública de 36 meses (3 anos) para 30 dias.

O texto teria sido aprovado para permitir a indicação de Aloizio Mercadante à presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O político petista teve a nomeação confirmada ontem por Lula, mas tinha em seu caminho a restrição da “quarentena” da Lei das Estatais, uma vez que atuou como coordenador político na campanha do futuro presidente.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress