RIO BRANCO
Janeiro já choveu 25% do esperado, diz Defesa Civil
Somente nos cinco primeiros dias de janeiro já choveu 25% do esperando para todo mês, a informação foi repassada pelo coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, o tenente-coronel Cláudio Falcão.
“Nós já temos acumulado de chuvas de 66 milímetros, isso nos cinco primeiros dias de janeiro. Na realidade, foram dois dias que choveram, especialmente, hoje, até às 6:00 da manhã, nós já tínhamos registrado 54.3 milímetros de chuva. O esperado para todo mês é 289 milímetros. Então nós já temos um acumulado que dá quase 25% do que se programa todo mês”, diz o coordenador.
O tenente-coronel ressalta ai da que a expectativa é que ultrapasse o esperado, já que, em dezembro, por exemplo, teve 578 milímetros de chuva. Ou seja, muito acima do quê era esperado.
Além disso, Falcão afirma que faltam cinco metros para que o nível do rio chegue na cota de alerta para que se inicie a construção de abrigos públicos.
“O rio está, agora, com sete metros. Então para a gente começar a exemplo constituição de abrigos, que é antes da cota de alerta com 12 metros, faltam cinco metros. Com mais chuvas iguais está acontecendo hoje, a gente pode alcançar, rapidamente, isso em torno de dez dias. Então é uma atenção muito grande”, alerta.
Ainda segundo o coordenador, em 52 anos de monitoramento do Rio em, apenas, 11 desses anos não teve transbordamento, nos demais todos tiveram. A partir do momento que ultrapassa 14 metros a gente vai tendo bairros e famílias atingidas”, pontua.
Falcão diz, inclusive, que a previsão para os próximos dias é que até o dia 15 de janeiro a previsão é de chuvas.
“Hoje é dia 5, até o dia 15 nós temos a metade desses 10 dias, 50% dos 10 dias com chuva, a previsão é essa. Então, de uma maneira geral, a gente pode dizer que pelo menos 50% dos dias de janeiro choverão, que pode ser mais ou pouco menos, pois são previsões. Mas da forma que está é mais ou menos isso, pois nós estamos no quinto dia e teve dois dias de chuva”, conclui.