GERAL
Chefe de cozinha no Acre tatua baleia após sofrer gordofobia na infância: “Ressignifiquei o bullying”
“Sim eu sou a baleia que sempre disseram que eu era”. O chefe de cozinha acreano, Yago Breno, decidiu marcar na pele os traumas sofridos durante a infância. Nascido em Sena Madureira, interior do Acre, ele hoje faz faculdade de gastronomia e contou nas redes sociais, através de um texto comovente, como foi a decisão de tatuar uma baleia no braço, o que representa a superação do bullying.
“Desde pequeno fui apaixonado por baleias, não sei explicar o motivo. Então, quando me chamavam dessa forma, pejorativamente, para rirem do meu peso, pois sou gordo desde bebê, não fazia sentido para mim, pois a minha admiração pela grandiosidade desses animais era muito maior”, disse.
Segundo especialistas, “ressignificar” é o método utilizado na psicologia para fazer com pessoas que sofrem com traumas, possam atribuir um novo significado a esses acontecimentos e se libertar das coisas pesadas que marcam uma vida inteira.
Em entrevista ao ContilNet, Yago falou que mesmo sem saber, ressignificou o bullying desde sempre, e que a figura da baleia foi essencial para a superação.
“Eu lembro quando era pequeno e assisti um programa do Globo Repórter, que falava sobre as baleias. Eu fiquei encantado com a imponência delas, com a relação da família que elas têm. O barulho que elas fazem me acalmava. Por isso que quando as outras crianças me chamava de baleia, eu dizia: “Espera! Eles estão me chamando de algo extraordinário e que eu amava”.
O que antes era para ser absorvido como um xingamento ou ofensa, virou algo libertador para Yago. “Hoje, carrego todos esses significados na minha pele, para lembrar o quão grande posso ser e já sou. Serei majestade dos meus dias assim como as baleias são majestosas nos mares”.
Significado das baleias
A baleia tem vários significados em diferentes culturas. Em quase todas, ela é reconhecida como a rainha dos mares e representa renascimento e grandiosidade. No espiritismo, ela é o animal guardião dos registros do tempo na Terra.
No cristianismo, após a história bíblica de Jonas, do antigo testamento, ela ficou conhecida como símbolo de renovação e confirmação da fé. Na passagem, Jonas sobreviveu três dias dentro de uma baleia. Na cultura Maori, o seu simbolismo está ligado à abundância e à fartura.
Nas culturas africanas, ela está ligada ao mito que iniciou a criação do mundo.
Para Yago, a baleia e a tatuagem tem um significado ainda maior: “grandiosidade, instinto, comunicação, inteligência, paz, força, sabedoria e proteção”.