Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

No Acre, projeto escolar implanta comedouros para animais em situação de rua

Publicado em

Alunos da escola estadual José Rodrigues Leite realizaram a implantação de comedouros em três pontos próximos a unidade escolar para animais em situação de rua. A ação, chamada S.O.S Pets, faz parte da disciplina Projeto de Vida, do currículo do novo ensino médio, ministrada pela professora Marianne Salomão.

A professora conversou com a redação do Na Hora da Notícia e disse que cada uma das turmas que ela ministra a disciplina está realizando um projeto que trabalha as competências do século XXI, onde são abordados valores sociais e ele são estimulados a serem protagonistas.

“Eles planejam e pensam em um futuro melhor, não só para os mesmos, mas visando toda a sociedade. Propus aos alunos realizarmos um projeto. Inicialmente, a turma, de forma coletiva, elaborou um projeto escrito, contendo: objetivos, justificativas e metas. Após esse trabalho teórico, iniciamos a divisão dos grupos e cada grupo ficou responsável por uma tarefa”, explica.

Continua depois da publicidade

A educadora disse ainda que, durante todo o processo, foi apenas mediadora, supervisionou e orientou as atividades. Com isso, sempre buscando dar autonomia e responsabilidade a eles, assim instigando o protagonismo de cada um.

 

Além do projeto dos comedouros, realizados pela turma 204, outras turmas realizaram ações que voltadas para a Maternidade Bárbara Heliodora, com o projeto Levando Luz, onde os alunos confeccionaram 10 caixas com produtos de higiene para recém-nascidos.

No Educandário Santa Margarida foi o projeto Vestindo Necessidades, que contou com a ajuda do professor de matemática, James de Souza Barbosa, que consistiu em arrecadação de roupas, brinquedos e fraudas. Além do educandário, as doações se estenderam para crianças da escola Menino Jesus e seu anexo, creche e anexos na estrada do Amapá.

Para o professor, no que diz respeito a cidadania e olhar pelo próximo, os alunos se envolveram no processo indo além das expectativas.

“Tínhamos a ideia inicial de arrecadar somente roupas e projeto se estendeu a quatro instituições públicas e, também, filantrópicas, no caso do educandário. E a ajuda dos meninos foi muito interessante, porque conseguimos juntar além de fraudas e roupas. Eles ficaram muito felizes, e 100% dos donativos foram entregues por eles. Percebemos como é importante essa ação de cidadania, pois ajuda na formação do cidadão como pessoa e precisamos disso nessa sociedade que vivemos hoje”, diz.

Outra ação, e que beneficiou a Organização Não Governamental Patinha Carente, foi a venda de trufas na escola. Todo valor arrecadado foi investido na compra de rações e doado para a ONG.

Continua depois da publicidade

Todas as ações foram apoiadas pela equipe gestora da Escola José Rodrigues Leite.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress