O advogado do presidente Lula, Cristiano Zanin, foi alvo de agressões e ameaças nesta manhã no aeroporto de Brasília. O agressor filmou os ataques.
Zanin escovava os dentes no banheiro quando um homem se aproximou e o chamou de “bandido”, “safado” , “vagabundo”, entre outros xingamentos. Ele ainda disse que tinha “vontade de meter a mão na orelha” do advogado e que Zanin “tinha que tomar um pau” de todos que estão na rua. O defensor de Lula não respondeu às provocações.
Presentes no local afirmam que o homem estava acompanhado de, ao menos, duas pessoas. O agressor disse que Zanin seria o “culpado” por soltar Lula.
A coluna conversou com Cristiano Zanin sobre o episódio.
— Lamento, espero que essa pessoa que fez esses ataques e seus comparsas sejam punidas — disse.
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti, telefonou para Zanin e afirmou que fará uma manifestação de repúdio às agressões. Disse ainda que vai pedir a abertura de uma investigação policia sobre o caso.
Marco Aurélio Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, que reúne advogados e juristas, disse à coluna que reforçará junto a OAB o pedido de um desagravo em favor de Zanin e que o agressor seja identificado e responsabilizado.
É possível ver o rosto do agressor no espelho do banheiro. Até o momento, ele não teve a sua identidade revelada.