GERAL
Pacientes reclamam por não existir aparelho para procedimento de cateterismo no PS
Um grupo de pacientes procurou a redação do Na Hora da Notícia para relatar que existir somente um aparelho para o procedimento de cateterismo e ele se localizar no Hospital Santa Juliana é um problema para quem está no Pronto-Socorro de Rio Branco e precisa se deslocar para a outra unidade de saúde.
“Imagina o paciente infartando, entubado e precisar ser transferido para outro local por não ter esse aparelho no PS? Tudo bem que vá uma equipe com todo suporte de médico, enfermeiro e técnico, mas se tivesse aqui não precisaria ir para longe e colocar a vida do paciente em risco”, disse um dos manifestantes, que prefere não se identificar.
A equipe conversou com o atual diretor do PS, Lourenço de Azevedo, que explicou que um aparelho é suficiente e que ele está localizado em outra unidade não é problema, inclusive, ele destaca que não há filas para a realização desse procedimento.
“Estávamos instalando um novo aparelho, mais moderno e sofisticado, por isso criou-se uma fila pequena, mas já foi instalado e está funcionando perfeitamente e supriu toda demanda”, disse.
O diretor disse ainda que estão em conversa para a possibilidade da instalação de um aparelho desses em Cruzeiro do Sul, mas não há previsão de quando isso possa acontecer.
Outra reclamação dos pacientes foi a respeito das roupas de cama do hospital que, segundo eles, vem da Fundhacre [Fundação Hospital Estadual do Acre] e só dão um lençol para o dia todo. “Se o paciente sujar a roupa de cama terá que esperar até o dia seguinte, pois disseram que é um por dia, pois vem contato da Fundação”, disse uma acompanhante.
Sobre essa questão, o gestor disse ao Na Hora da Notícia que a lavanderia do PS está passando por reforma e que as roupas estão sendo lavadas na Fundhacre, porém negou a informação de que só tenha um lençol por cama.
“Estamos à disposição para conversar com acompanhantes e pacientes sobre qualquer situação. A reforma da lavanderia está a todo vapor e estamos utilizando a lavanderia da Fundação, mas há lençol disponível para troca sim, nossa equipe está se empenhando bastante manter toda essa logística”, finaliza Lourenço.