CIDADES
Municípios ANTECIPAM PAGAMENTO do PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM em janeiro
A lei do piso salarial enfermagem, que estabelece um novo salário-base para enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras, está suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde setembro.
Desde então, as entidades da enfermagem vem lutando para que a liminar da suspensão seja derrubada e o piso salarial da enfermagem seja aplicado no contracheque dos profissionais
Apesar de não haver um prazo para o fim da interrupção temporária da lei, algumas regiões garantiram o pagamento do piso salarial da enfermagem por conta própria.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL
NOVAS PREFEITURAS QUE VÃO APLICAR O PISO:
Ibirama
Ibirama, município de Santa Catarina, revelou nesta quinta-feira (19) que irá passar a cumprir, a partir de janeiro deste ano, os reajustes do piso salarial da enfermagem.
A novidade se aplicará aos técnicos e auxiliares de enfermagem da região, assim como os outros servidores públicos, visto que os enfermeiros já recebem um piso maior que o definido na lei.
“Como o município de Ibirama já pagava aos enfermeiros um valor superior ao piso estipulado, o impacto na folha de pagamento, que ainda está sendo calculado, deverá incidir apenas nos salários dos técnicos e auxiliares, explicou prefeito Jucélio José de Andrade.
Jaraguari
O município de Jaraguari, em Campo Grande, foi o primeiro município de Mato Grosso do Sul a implantar o piso salarial da enfermagem, definido nesta sexta-feira (20).
A nova remuneração já começará a ser paga no próximo salário das categorias beneficiadas.
O prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira (PSDB) explicou que essa decisão favorável ao piso salarial da enfermagem é uma forma de reconhecer o trabalho da classe.
“Passei por um problema de saúde, uma cirurgia cardíaca na Santa Casa de Campo Grande… Sou testemunha do trabalho da enfermagem”, relatou o prefeito.
“Voltei a Jaraguari com a decisão de pagar piso aos profissionais. Apresentamos o projeto na Câmara e foi aprovado pelos vereadores. A partir de fevereiro passamos a pagar o piso da enfermagem”, garantiu Edson Rodrigues.
LOCAIS QUE IRÃO PAGAR O PISO SALARIAL ENFERMAGEM EM 2023:
Outras regiões que já estabeleceram prazos para o pagamento do piso salarial enfermagem em 2023 são:
- Paraíba – Para enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras, a partir de janeiro;
- Alto Taquari (MS) – Para técnicos e auxiliares de enfermagem;
- Pinhais (PR) – Para os auxiliares de enfermagem;
- Fortaleza (CE) – Para enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras, a partir do início de 2023.