Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Onças-pintadas são vistas brigando no ar em disputa por território; VÍDEO

Publicado em

Onças são vistas brigando no ar no Pantanal. — Foto: Redes sociais/Reprodução

CLIQUE AQUI para ver o vídeo.

Duas onças-pintadas foram flagradas brigando no ar, em Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O registro foi feito em uma espécie de safári que leva turistas para ficarem bem próximos aos felinos livres na natureza. Assista ao vídeo acima.

O vídeo foi feito por uma turista que participou do safari organizado pela Organização Não Governamental (ONG) “Onçafari”, no refúgio ecológico Caiman. O registro foi compartilhado nas redes sociais do grupo.

Continua depois da publicidade

No vídeo, é possível ver as duas onças vocalizando e se aproximando. Fortes esturros são ouvidos entre os dois felinos. De repente, ambas pulam e travam uma verdadeira “briga no ar”. Nas redes sociais, o Onçafari explicou que as onças são dois machos brigando por território.

“Nesse dia, procurando pelos rastros das onças-pintadas, a equipe se deparou com os machos Suki e Mango brigando. Durante o avistamento filmado pela hóspede, além desta cena rara, a equipe conseguiu presenciar vários comportamentos, como a demarcação de território e as vocalizações das onças-pintadas”, detalha a postagem.

Onças pelo Pantanal

Maior felino das Américas, a onça-pintada é um animal que chama atenção por onde passa. Seja descansando em uma árvore, se alimentando ou brigando, as onças despertam o interesse de todos. Turistas e profissionais que atuam no Pantanal de Mato Grosso do Sul fazem registros impressionantes da rotina deste animal.

Guia turístico flagra onça-pintada em Miranda — Foto: Edir Alves/ Reprodução
Guia turístico flagra onça-pintada em Miranda — Foto: Edir Alves/ Reprodução

CLIQUE AQUI para ver TODOS os vídeo.

Ao realizar um passeio com turistas, o guia de turismo Edir Alves se deparou com uma onça-pintada, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O encontro com o felino aconteceu na fazenda San Francisco, em Miranda (MS) e o registro foi feito com segurança pelo guia. Veja a foto acima.

Era cedo, ainda de madrugada, quando o fotógrafo e estudante de biologia João Pedro Salgado desembarcava no aeroporto internacional de Campo Grande rumo ao que ele não sabia que seria a experiência mais marcante da vida dele. Pela primeira vez no Pantanal e nos primeiros minutos do passeio para ver o maior felino das Américas, o jovem flagrou uma onça-pintada predando uma capivara. Veja o vídeo acima.

Continua depois da publicidade

Com mínima de 5ºC, um casal de onças-pintadas foi flagrado tomando “banho de sol” às margens do Rio Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O registro do encontro inesperado foi feito por uma equipe de monitoramento ambiental do Instituto Homem Pantaneiro. Assista ao vídeo acima.

O que é o Onçafari?

Onçafari é uma ONG que atua basicamente em seis frentes de trabalho: Ecoturismo, Ciência, Reintrodução, Social, Educação e Florestas. A experiência que Richarlison vivenciou faz parte da frente de Ecoturismo da instituição.

Uma das principais ações do Onçafari é habituar animais, como a onça-pintada e o lobo-guará, à presença de veículos. À medida que os animais se acostumam com a presença dos carros de safári, deixam de encará-los como uma ameaça e ficam mais à vontade, o que facilita o desenvolvimento do ecoturismo na região.

Para a ONG, os encontros com os animais silvestres fazem com que as pessoas aprendam mais sobre as espécies, assim, as envolvendo no processo de conservação da fauna pantaneira.

Fazer com que os animais não se sintam ameaçados pelos visitantes, faz parte da prática de habituação, utilizada pela ONG.

“A habituação é uma técnica importada da África do Sul, utilizada há décadas no ecoturismo da região. Trata-se de uma interação neutra entre ser humano e animal, na qual a aproximação não gera nem malefícios nem benefícios”, explica a instituição.

“‘Habituar animais’ não significa domesticá-los, e sim mantê-los totalmente selvagens e livres, mas sem que se sintam ameaçados pela presença de veículos”, deixam frisado na apresentação do atrativo turístico.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress