GERAL
Aneel MUDA forma de pagamento das contas de luz do Brasil; saiba mais
Na terça-feira (23), A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamentou uma nova forma de pagamento para as contas de luz em diversas regiões do país. A decisão, que foi publicada na data no Diário oficial da União (DOU), vai trazer muito mais facilidade para a quitação dos débitos.
Aneel muda a forma de pagamento das contas de luz
De acordo com a portaria publicada recentemente, a Aneel regulamentou o Pix como uma das formas de pagamento das contas de luz. Por ser uma ferramenta já gratuita, a nova forma de pagamento também não contará com taxas. Fora isso, as modalidades de pagamento com débito em conta ou mesmo quitação em boleto continuarão valendo, então o Pix é só mais uma alternativa para facilitar o dia a dia dos cidadãos.
O prazo para que as empresas de energia elétrica regulamentem e apliquem a nova opção será de 120 dias. Ainda de acordo com a decisão da agência, a condição para que o pagamento via Pix seja substituído nas distribuidoras de energia é que haja o consentimento do consumidor.
Vale lembrar que o Pix já é uma realidade em vários locais do país, sendo uma das maiores ferramentas de pagamento no Brasil, amplamente utilizada em estabelecimentos diversos. Dessa forma, o único motivo que impedia a regulamentação da medida, até agora, era a falta de um padrão entre as empresas.
Dito isso, o novo método escolhido será através da liberação de um QR Code, que poderá ser escaneado para que o cidadão faça o pagamento da conta. O método, aliás, ficará disponível independentemente de haver um código de barras para o pagamento da conta via boleto. Segundo a Aneel, o método trará uma melhora significativa na otimização do tempo de pagamento, bem como na facilidade para quitação do débito.
Como utilizar o Pix?
Vale lembrar que o Pix é um sistema de pagamentos instantâneos que garante o repasse de dinheiro na conta em até dez segundos, de um cliente a outro. A ferramenta fica disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados ou finais de semana, o que torna a experiência muito mais simples.
Além disso, uma vantagem dessa função é que ela é gratuita, não cobrando taxas para enviar ou receber dinheiro. Dito isso, para realizar operações financeiras através do Pix, é necessário cadastrar uma chave, que pode se caracterizar como uma das alternativas abaixo:
- E-mail;
- CPF;
- Celular;
- Chave aleatória (para preservar os dados do recebedor).
Como o Pix é uma forma de pagamento simples, sem custos e muito rápida, a eficiência do modelo fez com que muitos brasileiros começassem a optar por utilizá-lo ao invés dos pagamentos convencionais. Atualmente, existem diversas modalidades, como o Pix saque, troco e até parcelado.