POLÍTICA
Com ampla votação, Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara
O deputado federal Arthur Lira (Progressistas-AL) foi reeleito nesta quarta-feira (1°) para a presidência da Câmara dos Deputados. Com ampla margem e com favoritismo na disputa, o parlamentar obteve 464 votos, recorde já registrado em uma eleição para o comando da Casa.
Lira deixou para trás os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Chico Alencar (PSOL-RJ). Enquanto Alencar obteve 21 votos, Van Hattem conseguiu 19. Outros cinco parlamentares votaram em branco.
Para a vitória, Lira conseguiu reunir PT, PL e outros partidos de base e oposição em um único bloco. Na teoria, o grupo daria 491 votos ao deputado, mas ‘traições’ já eram esperadas.
Com mais dois anos à frente da Câmara, Arthur Lira terá papel fundamental no cenário político do país. Será ele um dos responsáveis de articular o apoio da maioria da Casa a favor do governo, assim como fez com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Lira deverá sentar com líderes e começar a articular os apoios nesta semana. Nos bastidores, porém, o parlamentar deve encontrar resistências, principalmente do próprio partido, que fez parte da base bolsonarista no último governo.
Mesa Diretora e Comissões
Com a vitória de Lira, as atenções se concentram para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e a disputa pelas principais comissões da Casa. Uma coisa já está acerta: a composição da mesa diretora.
Em negociações internas, ficou definido que Republicanos, PL, União Brasil, PT e MDB e PSD farão parte da mesa.