Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Governo Lula estabelece prazo MÁXIMO para realizar o saque-aniversário do Fundo: confira a data!

Publicado em

Governo Lula estabelece fim do saque-aniversário do FGTS. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma tradição para muitos trabalhadores brasileiros, que contam com essa possibilidade de resgatar parte de seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço a cada ano. No entanto, segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, essa tradição pode estar chegando ao fim no governo Lula. Em entrevista à GloboNews na última semana, o ministro confirmou que a partir de março, as solicitações de saque-aniversário deverão ser suspensas.

Governo Lula estabelece fim do saque-aniversário do FGTS.

A decisão não é novidade, mas a confirmação oficial pode preocupar muitos trabalhadores que dependiam desse dinheiro extra para complementar sua renda. Mas por que o saque-aniversário está sendo encerrado? A justificativa oficial é a de que a medida visa proteger o trabalhador e garantir a estabilidade financeira do FGTS. Segundo Luiz Marinho, ao evitar que o dinheiro seja retirado desnecessariamente, será possível garantir que haja recursos suficientes disponíveis em caso de demissão sem justa causa, ou outros casos previstos pela legislação.

O Conselho Curador do FGTS se reunirá em 21 de março para discutir a preocupação do ministro quanto ao saque-aniversário. O ministro acredita que essa modalidade de resgate pode causar um rombo nos cofres do fundo. Além disso, instituições financeiras também estão preocupadas, pois o saque-aniversário do FGTS pode ser utilizado como garantia na obtenção de empréstimos, o que significa uma espécie de antecipação dos recursos.

Continua depois da publicidade

O que é o saque-aniversário do FGTS?

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade de resgate que permite aos trabalhadores sacar parte de seus recursos do fundo uma vez ao ano. O FGTS é um mecanismo de proteção ao trabalhador brasileiro, criado em 1966, e tem como objetivo garantir aos trabalhadores recursos para financiar a construção da casa própria, ou para cobrir despesas emergenciais.

O saque-aniversário foi criado em 2015 como uma forma dos trabalhadores acessarem seus recursos sem precisarem esperar por uma situação de emergência. No entanto, a preocupação é que esse tipo de resgate possa afetar negativamente os cofres do fundo, que é responsável por investimentos em diversas áreas, incluindo infraestrutura e habitação.

Além disso, o saque-aniversário também tem sido utilizado como garantia na obtenção de empréstimos, o que significa uma espécie de antecipação dos recursos. Dessa forma, instituições financeiras também se mostram preocupadas com a utilização do saque-aniversário.

Como solicitar o saque-aniversário do FGTS

Quem tiver interesse em passar a se beneficiar do saque-aniversário do FGTS precisa:

  • Baixar o aplicativo do FGTS (link no final da matéria);
  • Fazer login da conta vinculada à Caixa;
  • Selecionar “Saque Aniversário”.

Escolhida essa opção de saque, é preciso permanecer vinculado a ele durante o período mínimo de 2 anos.

Existe outra maneira de recorrer ao saque do FGTS. O deve ser feito através do aplicativo do FGTS seguindo o seguinte passo a passo:

Continua depois da publicidade
  • Faça login
  • Clique na opção “Saque-Aniversário” para começar o cancelamento;
  • Após abrir a tela, clique em “Modalidade saque-rescisão”;
  • O aplicativo solicitará a confirmação da mudança de modalidade e vai informar que o saque-rescisão só entrará em vigor após 25 meses.
  • Depois de ler essa mensagem, basta confirmar clicando na opção “Sim”.

Tudo certo! Agora você conseguiu cancelar o Saque-Aniversário do FGTS e poderá acompanhar o histórico pelo próprio aplicativo.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress