Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Mulheres de Bujari realizam protesto contra violência de gênero na Câmara de Vereadores

Publicado em

No final da tarde desta terça-feira, 8, a Câmara de Vereadores de Bujari abriu os trabalhos legislativos referentes ao ano de 2023.

A abertura foi a primeira sessão após o episódio de acusação de agressões denunciadas pela vereadora Eliane Rosita (Progressistas) contra o também vereador Gilvan de Souza (PCdoB). Rosita denunciou o colega após uma discussão durante uma sessão extraordinária realizada no último dia 27 de janeiro e chegou a registrar um Boletim de Ocorrência onde afirma ter sido agredida verbalmente e ter tido a ajuda de um outro vereador que teria intercedido para que não houvesse agressão física.

O delegado de Bujari, Bruno Coelho, afirmou que concluiu o inquérito e indiciou Gilvan por violência política contra a mulher.

Continua depois da publicidade

A abertura dos trabalhos legislativos foi marcada por protestos. Um grupo de mulheres do município foi até a sede da Câmara de Vereadores com cartazes e gritando palavras de ordem contra a violência de gênero. “Vereador agressor, cassação já”, foi o coro entoado pelas mulheres no local.

Durante seu discurso na tribuna da Câmara, Eliane Rosita afirmou que espera que a causa das mulheres não seja esquecida. “Eu sei que com o tempo o meu caso será esquecido como tantos outros, mas o que não podemos esquecer é da causa da violência contra a mulher. O Acre ocupa a primeira posição neste ranking, portanto é um dever nosso combater a violência de gênero”, disse a vereadora.

O prefeito de Bujari, Padeiro, usou parte do discurso destinado a leitura governamental para condenar a violência contra as mulheres. “A Rosita trabalhou comigo durante 12 anos e eu nunca fui com enxerimento com ela, porque eu respeito as mulheres e quero ver cada vez mais a presença delas na política”, disse.

A sessão também contou com a participação da deputada estadual Michelle Melo (PDT), atual líder do governo Gladson na Assembleia Legislativa.

Apesar de presente durante toda a sessão, o vereador Gilvan de Souza não se pronunciou.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress