Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

PSol entra com ação para STF definir interpretação de artigo 142

Publicado em

O PSol entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Corte declare inconstitucionais eventuais interpretações golpistas ou intervencionistas do artigo 142 da Constituição Federal.

Bolsonaristas têm utilizado o texto, nos últimos anos, para erroneamente atribuir às Forças Armadas um “poder moderador”, que não é citado na Constituição, ou para abertamente defenderem um golpe militar.

O pedido é para que sejam caracterizadas como inconstitucionais as interpretações que deem às Forças Armadas “competências de arbitrar, mediante o uso de suas coisas e de suas pessoas, eventuais dissensos e conflitos entre Poderes de Estado”, como entendem bolsonaristas.

Além disso, o partido também pede que seja declarada inconstitucional uma leitura do texto que amplie as atribuições das Forças além das fixadas no texto constitucional ou que justifique uma ruptura institucional em relação ao regime democrático ou instauração de governo de exceção.

Continua depois da publicidade

Nos últimos anos, ministros deram declarações a respeito do artigo 142 respaldando que o texto não justifica uma intervenção militar ou suspensão da ordem democrática, mas a questão nunca foi definida oficialmente em um julgamento do Supremo Tribunal Federal.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress