Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Com apenas um contra, deputados aprovam Reforma Administrativa de Gladson na Aleac

Publicado em

Gadson durante a solenidade de posse na Aleac/Foto: ContilNet

Não foi difícil para o governador Gladson Cameli conseguir aprovar a nova reforma administrativa do governo, nesta quarta-feira (15), no plenário da Assembleia Legislativa do Acre. Tanto a reforma quanto a mudança nas leis completares indiretas do Estado, foram aprovadas nas Comissões de Constituição, Justiça, Orçamento e Serviços Públicos.

Após ser levada para apreciação no plenário da Aleac, dos 20 deputados presentes, apenas 1 votou contra a reforma: Emerson Jarude (MDB), que disse que o propósito da reforma seria “criar mais cabides eleitorais”.

Continua depois da publicidade

O deputado Edvaldo Magalhães até que tentou sugerir um destaque na lei que pedia a exclusão do artigo 3 do texto, que dá direito ao Estado a acrescer cargos comissionados na administração pública, mas foi derrubado pelos parlamentares que decidiram seguir com o texto integral. Mesmo com a divergência, Edvaldo votou favorável a matéria por achar importante a criação da Secretaria da Mulher, que será implantada a partir da nova reforma.

Com a aprovação, a reforma deverá ser sancionada pelo governador Gladson Cameli nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

SAIBA COMO FUNCIONARÁ

“A presente proposta visa a promover ajustes pontuais na redação da Lei Complementar nº 419, de 15 de dezembro de 2022, que estabelece a estrutura básica da administração do Poder Executivo, para compatibilizar sua aplicação com a realidade fática da Administração Pública do Estado do Acre”, diz um trecho.

“Por meio desta, restringe-se a abrangência das unidades administrativas cujas competências constarão no decreto de estrutura organizacional, com supressão da exigência de inclusão do quadro demonstrativo de cargos e funções, fatores que tem retardado o envio dos decretos de estrutura organizacional por parte dos órgãos e entidades da Administração Pública estadual”, continua.

Continua depois da publicidade

Entenda o que se pretende por parte do Governo, que será apreciado pelos parlamentares e votado, em seguida:

  1. Será criada a Secretaria de Estado da Mulher – SEMULHER, visando prestigiar as políticas de promoção da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres, resultado de cisão da Secretaria de Estado de Assistência Social, da Mulher e dos Direitos Humanos – SEAMD, que passará, então, a se denominar Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASD, e à qual será atribuída competência em matéria de políticas e programas que garantam plena cidadania às vítimas e testemunhas ameaçadas.
  2. Será criada, também, a Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo – SEET, para tratar com maior ênfase da temática de geração de emprego e renda, estímulo à criação de negócios e da política estadual de turismo. Tal pasta foi desmembrada da Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo – SEICETUR, que passará a ser denominada Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia – SEICT.
  3. De igual modo, com o objetivo de melhor estruturar as políticas de esporte e de juventude, foi criada a Secretaria Adjunta de Articulação Esportiva e Juventude no âmbito da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes – SEE.
  4. Além disso, o Escritório de Representação do Governo em Brasília, órgão atualmente equiparado a Secretaria de Estado, será transformado na Secretaria de Estado de Relações Federativas – SERF, e a Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio – SEPROD terá sua nomenclatura alterada para Secretaria de Estado de Produção e Agricultura – SEPROD, denominação que melhor atende à finalidade precípua do órgão, de assistência aos pequenos produtores agrícolas do Acre. Também foi prevista autorização para criação de Secretaria de Estado de natureza extraordinária para a condução de assuntos ou programas estratégicos de interesse público.

Outros prontos:

Continua depois da publicidade

Houve, ainda, incremento, na área de controle interno, com a criação da Diretoria de Auditoria e Controle na Controladoria Geral do Estado e com a instituição da Ouvidoria-Geral, com status de Diretoria. Da mesma forma, ficou estabelecido que o decreto de estrutura organizacional de cada órgão ou entidade poderá instituir Ouvidoria própria.

Outros órgãos também tiveram acréscimo estrutural, com a implementação de Diretorias Temáticas, a fim de dar vazão às suas atividades finalísticas.

Será incluída nas áreas de competência legal da Secretaria de Estado de Administração – SEAD a política de excelência no atendimento ao cidadão e gestão das centrais de serviço público.

Continua depois da publicidade

Impacto financeiro

O valor global resultante do somatório do quantitativo de cargos e respectivas remunerações, previstos nos Anexos II, III e V, da Lei Complementar n° 419, de 2022, em sua redação originária, será convertido em valor referencial mensal geral para instalação e preenchimento dos cargos e função de simbologias DAE – 1, DAE – 2, CAS – 1, CAS – 2, CAS – 3, CAS – 4, CAS – 5, CAS – 6, CAS – 7, CAS – 8, DEAI – 1, DEAI – 2, DEAI – 3, CDAI – 1, CDAI – 2, CDAI – 3 e FCPE – 12.

Para instalação e preenchimento dos cargos e função de que trata o projeto, fica acrescido o valor referencial mensal de R$ 4.450.000,00 (quatro milhões, quatrocentos e cinquenta mil reais), não incluídos os encargos sociais e previdenciários correspondentes.

A instalação e preenchimento das Funções de Confiança do Poder Executivo de que trata a alínea “a” do inciso II deste artigo terá o valor referencial mensal de R$ 2.264.297,19 (dois milhões, duzentos e sessenta e quatro mil, duzentos e noventa e sete reais e dezenove centavos).

Continua depois da publicidade

“Respeitados os limites da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000, fica o Poder Executivo autorizado a acrescer o valor referencial mensal máximo e o quantitativo de cargos previstos neste dispositivo em até trinta por cento, atendidos os critérios de conveniência e oportunidade”, finaliza.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement