GERAL
Pente-fino do Bolsa Família tem novo ALVO e você deve ficar atento para não ser cancelado
Depois de confirmar que o novo Bolsa Família será relançado em março desse ano, o pente-fino nos cadastros está cada vez mais forte. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o processo de averiguação dos dados vai acontecer de março a dezembro desse ano. Isso significa que durante todo o ano de 2023 os dados serão analisados no pente-fino do Bolsa Família, a fim de excluir quem não cumpre com as regras.
É importante dizer que para evitar superlotação nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) o pente-fino do Bolsa Família vai acontecer gradativamente. Por isso, a orientação do ministério do Desenvolvimento Social é de que o público não se desespere para fazer a averiguação cadastral. Quem necessita realizar o processo será avisado e convocado para essa ação.
Isso significa que, caso não tenha sido convocado para comparecer ao CRAS, o cidadão pode ficar tranquilo. São 21,8 milhões de pessoas recebendo o auxílio financeiro atualmente, sendo que 5 milhões de cadastros vão passar por análise no pente-fino do Bolsa Família. As exclusões, quando for necessário, acontecerão ao longo dos meses.
“O objetivo dessa iniciativa é abrir a porta e dar as mãos aos mais pobres, incluir quem está de fora e corresponde aos critérios e excluir quem está recebendo irregularmente. Quem realmente precisa da transferência de renda não será desligado“, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.