Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Operação Columba: PF investiga advogados acusados de levar informações para facção criminosa dentro de presídio em Cruzeiro do Sul

Publicado em

Foi deflagrada na manhã desta sexta, 17, em Cruzeiro do Sul, a Operação Columba, que investiga crimes de organização criminosa e tráfico de drogas onde estão envolvidos criminosos de facção e advogados.

Ainda segundo a PF, o Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) foi comunicada para acompanhar a ação policial.

De acordo com as investigações, os envolvidos estariam num esquema de troca de informações entre membros do grupo criminoso, que estão dentro dos presídios e os que estão fora. Os advogados estariam atuando como mensageiros e fazendo uma ponte de comunicação entre os envolvidos. Ou seja, os profissionais de direito estariam usando a prerrogativas da profissão para manter uma linha comunicação entre os membros da organização criminosa.

Continua depois da publicidade

Durante investigação, a PF identificou, após análise do celular de um chefe de facção, que dois advogados estariam sendo pagos para levar informações para líderes de grupo criminoso que cumprem pena no presídio de Cruzeiro do Sul.

Na ação, realizada nesta manhã, participaram 16 polícias federais para cumprir quatro mandados de busca e apreensão. Todo material apreendido será submetido à análise de investigação e à polícia criminal, podendo sergir novos fatos e pessoas investigadas, informou a PF.

Além disso, todos os investigados poderão responder por crime de organização criminosa.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress