GERAL
Confira o horóscopo para todos os signos neste feriado de carnaval, de 18 a 21
É carnaval! Neste ano, a festa de origem pagã e milenar que, no Brasil, ganhou características bem peculiares promove uma renovação completa. Com a Lua Minguante transformando-se em uma bela e mágica Lua Nova, na próxima segunda-feira, dia 20, o céu promete lavar a alma tanto dos foliões mais empolgados como também daqueles mais pacatos que tiram o feriado para descansar.
Muita gente não sabe, mas o carnaval é uma data móvel em função dos astros. A terça-feira do carnaval é sempre determinada para acontecer exatamente dias antes do primeiro domingo de Lua Cheia, depois do Equinócio da Primavera, no Hemisfério Norte, ou do Equinócio de Outono, no Hemisfério Sul. Nesse dia, a Lua Cheia dominical marca a Páscoa, que é quando cristãos celebram o renascimento de Jesus. Mas, antes mesmo do cristianismo, essa data já era guardada para celebrações dedicadas aos deuses da fertilidade, já que a Lua sempre teve seu simbolismo relacionado à vida.
A partir desse Equinócio, quando também acontece o ingresso do Sol no signo de Áries, os povos do Hemisfério Norte – de onde vem a matriz cultural greco-romana e a astrologia ocidental – determinavam o início ao calendário agrícola que guiava toda a organização social da época. Assim, os gregos e os romanos instituíram, contados 40 dias de antecedência à grande Lua Cheia fértil, uma festa dedicada ao deus Saturno, para os romanos, e Cronos, para os gregos.
Durante a Saturnália, a ordem social era temporariamente invertida e, então, os escravos podiam se divertir em uma grande festa que, além de homenagear Saturno, também evocava Baco – ou Dionísio, para os gregos – deus do vinho e protetor dos que estão fora dos padrões sociais. E é daí que vem a associação do carnaval com grandes quantidades de álcool e sexo, já que era também a época das bacantes, as insaciáveis ninfas adoradoras de Baco.
Milhares de anos depois, ainda temos a nudez e os grandes porres nessa mesma época do ano, mesmo com a cristianização da Europa e a chegada do colonizador às terras do outro lado do Oceano Atlântico. E, neste carnaval 2023, ainda seremos presenteados com o ingresso do Sol no signo de Peixes, no sábado, dia 18, seguido da Lua Nova que unirá Sol e Lua nos domínios piscianos e na mesma longitude de Enif, a estrela Epsilon da Constelação do Pégaso. Dando asas aos sonhos, Enif marca a ponta do focinho do Pégaso, o cavalo alado que diziam carregar os raios para Zeus, o deus dos deuses.
Então, que você se sinta livre para fazer o que quiser, seja para cair na gandaia ou simplesmente descansar! Só não esqueça de ecoar, ainda que apenas mentalmente, como bradavam as bacantes ao evocar Baco: Evoé!
Observe: nos últimos dias de Lua Minguante e início da Lua Nova, o nosso satélite natural fica praticamente ausente do céu noturno. Dessa maneira, voltaremos a apreciar a rainha da noite, por pouco tempo, a partir da noite da terça-feira, dia 21. Próxima ao horizonte Oeste, depois do pôr do Sol, ela estará com menos de 10% de iluminação, em meio à Constelação de Aquário, até aproximadamente às 20h.