Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Cruzeiro do Sul está em Estado de Alerta para dengue

Publicado em

O município de Cruzeiro do Sul está em estado de alerta para a dengue. O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti —LIRAa, que aponta a quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika , está de 4.5% no município. O considerado satisfatório é o LIRAa com menos de 1% de infestação predial.

“Esses mais de 4% significa que temos uma alta densidade demográfica do mosquito nas casas de Cruzeiro do Sul e por isso estamos em Estado de Alerta para a dengue no município, o que requer a atenção e cuidado de todos “, revela o coordenador Entomológico da secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul, Leonisio Messias Mendonça.

Continua depois da publicidade

Os bairros com maior presença do mosquito são Aeroporto Velho, Formoso, Cohab, João Alves e Cruzeirinho.

“Estamos eliminando e tratando criadouros do mosquito com pastilhas. Mas precisamos que a população mantenha os quintais limpos e recipientes tampados “, solicita Leonisio afirmando que este ano, nenhum caso de dengue hemorrágica foi registrado em Cruzeiro do Sul.

Continua depois da publicidade

O técnico destaca que a partir das informações sobre os doentes, repassadas pela Vigilância Epidemiológica, a coordenação de Entomologia faz borrifações nas áreas com maior presença do mosquito. Por isso, é importante as pessoas buscarem o serviço de saúde em caso de sintomas, o que, em caso positivo, é feita a notificação e as medidas são tomadas, como as borrifações.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement