RIO BRANCO
Terceirizados da educação denunciam atraso em pagamento referente ao mês de janeiro
Funcionários das empresas ASA e Tec News, que prestam serviços para na Secretaria de Educação do Estado (SEE), entraram em contato com a redação do Na Hora da Notícia para denunciar que o salário referente ao mês de janeiro ainda não foi pago.
Um servidor, que prefere não se identificar, diz que essa não é a primeira vez e que aguenta por precisar do salário para sustentar sua família.
Além disso, segundo informações dadas aos funcionários, o secretário de educação do estado, Aberson Carvalho, disse que o pagamento seria realizado até o dia 24, o que não aconteceu.
“A gente manda mensagem para a empresa e eles não respondem, já vamos fazer dois meses de atraso e tem pessoas aqui que mora de aluguel. Como também tem quem só tenha essa renda para manter a família”, desabafa.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE), que informou haver um contrato onde uma cláusula diz que as empresas não podem vincular ou condicionar o pagamento dos funcionários ao repasse da secretaria, pois é obrigação deles fazerem esse repasse aos contratados, pois o vínculo dos servidores é com as empresas.
A assessoria explicou ainda que há um prazo para que, a partir do momento que as empresas dão entradas com as notas para serem pagas, haja um trâmite interno que tem que passar por um controle de revisão, conferir documentação e verificar se não está faltando nada, depois passa pelo jurídico.
Além disso, ao Na Hora da Notícia, a assessoria disse ainda que a empresa deu entrada nas notas para iniciar esse processo na semana anterior ao carnaval e o processo iniciou, porém teve o feriado e a continuação do trâmite foi retomada esta semana. Assim que concluída o pagamento será feito.