POLÍTICA
Bocalom aumenta R$ 100,00 no salário de merendeiros do município e dobra serviço nas cantinas
Próximo ao retorno das aulas no município de Rio Branco, os merendeiros foram surpreendidos com o aumento de serviço nas cantinas. Isso, porque o cardápio enviado pelo Secretaria Municipal de Educação (Seme) contém uma refeição a mais.
Vale ressaltar que, recentemente, o prefeito aumentou R$ 100,00 no salário, de um acordo que foi realizado ainda no ano passado, mas ele resolveu incorporar neste ano e dizer que valorizou a categoria como valorizou os professores com um aumento de pouco mais de 14% em seus salários.
O cardápio enviado às unidades escolares contam agora com um desjejum pela manhã e uma entrada pela tarde. Assim as unidades de pré-escola e ensino fundamental I (de 1º ao 5º ano) passarão de um para dois lanches. Já as unidades que têm creche e pré os profissionais deverão aumentar a quantidade de café da creche, pois será inviável fazer separado, e correr contra o tempo para fazer o lanche das 9h para o pré e o almoço das 11h para a creche.
“Antes de aumentar o serviço ele tem que oferecer condições aos funcionários. Aumentar o trabalho e manter a mesma quantidade de merendeiros na cozinha é querer mais servidores se afastando por motivo de doença. Aumentar a refeição é uma proposta válida, mas tem que ser bom pra ambos os lados, tanto para os alunos como os trabalhadores”, disse um servidor, que prefere não se identificar.
A reportagem entrou em contato com o assessor de planejamento da Seme, que pediu que o secretário adjunto do órgão fosse procurado. Porém, apesar de visualizar a mensagem onde se questiona se haverá aumento de funcionários na cantina, Paulo Machado não se manifestou. O espaço segue aberto para possível esclarecimento.