Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Associação de Peritos Oficiais do Acre e Instituto de Criminalística vão promover especialização do sangue aos peritos criminais; entenda

Publicado em

Isso mesmo, especialização do sangue. É exatamente o que a Associação Acreana de Peritos Oficiais do Acre e o Instituto de Criminalística do DPTC vai promover para os peritos criminais do Acre. Pelo menos é o que noticia o perfil do Instagram da AAPO. Contando com a colaboração da Força Nacional em autorizar o Perito Criminal Daniel Soares do Mato Grosso, que é especialista e análise do perfil de manchas de sangue em locais de crime, a ministrar o curso.

Os peritos acreanos serão treinados em como interpretar de forma mais minuciosa os locais de crime pelos padrões do sangue espalhado. Para ter uma ideia, conforme a disposição das manchas de sangue, sejam espargimentos, gotejamentos, etc, é possível definir muita coisa da dinâmica do evento.

É possível descobrir o itinerário de envolvidos, dizer até mesmo a velocidade que a pessoa se deslocava no momento do sangramento, de qual altura a gota de sangue caiu, além de outras informações dos locais de crime, como posicionamento do agressor, instrumento usado, etc. O curso acontece com custo zero para o Estado e não é de hoje que os peritos do Acre trazem economia aos cofres do estado.

Continua depois da publicidade

Os Peritos Criminais hoje são os responsáveis por todos os vestígios dos locais de crime inclusive a papiloscopia, uma vez que todos os papiloscopistas estão aposentados. Para a contratação de 100 papiloscopistas o Acre gastaria mais de 700 mil reais por mês com salários, já com a ação dos peritos nesta área, há uma economia para os cofres públicos e os peritos criminais são originalmente os responsáveis pelos levantamentos de todas as provas periciais em locais de crime.

A perícia aguarda a nomeação dos novos peritos que se formaram recentemente e tão logo sejam contratados, será possível a abertura de núcleos perícias nas unidades de Brasiléia, Sena Madureira e Tarauacá, levando os serviços periciais e de papiloscopia para todo o Acre e aprimorando a segurança pública em termos de levantamento de provas com caráter técnico e científico.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress