GERAL
Consultar saldo do FGTS: Veja quanto você tem e como sacar os valores da sua conta
Muitos trabalhadores desconhecem se possuem saldo em suas contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o que pode ser muito útil em situações como aquisição da casa própria, aposentadoria, doenças graves e até mesmo em caso de rescisão do contrato de trabalho.
Para consultar o montante disponível na conta do FGTS, é necessário que o trabalhador acesse o site da Caixa Econômica Federal (CEF), insira seu número de PIS/PASEP, cadastre uma senha de acesso online e tenha em posse seu número de CPF e Número de Identificação Social (NIS).
Vale destacar que o valor é depositado todo mês pelo empregador em uma conta específica do trabalhador na Caixa Econômica Federal, correspondente a 8% do salário bruto. Por isso, é importante que o cidadão verifique regularmente se está recebendo essa vantagem corretamente.
Quem pode sacar o dinheiro do FGTS?
Todos os trabalhadores que possuem registro em carteira têm direito ao Fundo, independentemente de serem empregados urbanos, rurais, temporários, avulsos, safreiros ou atletas profissionais. O FGTS é uma reserva financeira que visa garantir ao trabalhador um valor que poderá ser utilizado em momentos de necessidade, como na aquisição da casa própria, em caso de doença grave ou demissão sem justa causa.
O valor é atualizado anualmente pela Taxa Referencial (TR) e acrescido de juros de 3% ao ano. Com o passar do tempo, essa quantia pode se tornar expressiva, tornando-se importante que o trabalhador esteja ciente do valor disponível em sua conta vinculada. Além do site da Caixa Econômica Federal, o trabalhador também pode verificar o saldo através do aplicativo FGTS ou pelo telefone 0800 726 0207.
Passo a passo para a consulta:
- Acesse o site www.caixa.gov.br da Caixa Econômica Federal
- Clique na opção “Benefícios e programas” na página inicial
- Selecione “FGTS”
- Escolha a opção “Consulte seu FGTS”
- Informe o número do seu NIS (PIS/PASEP)
- Clique em “Cadastrar senha”
- Leia as condições de uso e aceite
- Preencha seus dados pessoais e crie uma senha
- Clique em “Cadastrar”
- Faça login com seu NIS (PIS/PASEP) e senha
- Na página principal, clique em “Extrato” para ver o saldo e as movimentações da sua conta vinculada do FGTS.