POLÍCIA
Por falta de alimentação e assistência social, famílias da Baixada da Sobral aguardam pelo poder público em frente a escola
Pelo menos 20 famílias atingidas pela cheia do Rio Acre estão desabrigadas em frente a escola Tancredo de Almeida Neves, no bairro Bahia Nova, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco (AC).
Segundo Teresinha Lima, as famílias foram retiradas pelo Corpo de Bombeiros, mas ao chegarem na escola foram impedidos de entrar, pois foram informados que não teria comida nem assistente social para atendê-los.
Ainda de acordo com a mulher, estava tudo certo para que eles fossem recebidos na escola e quando chegaram lá foram barrados.
“A gente precisa ao menos de um abrigo para hoje para sairmos da nossa casa. Como a gente tem criança, queremos ao menos um canto para dormir, pois não temos como dormir na nossa casa, já que as águas estão subindo”, diz.
Outra situação que os desabrigados relatam é que não querem ir para longe de suas casas, se referindo a serem realocados no Parque de Exposições, que foi a alternativa dada a eles.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do governo que apesar de entender a situação das famílias, não há como deixá-las na escola, pois o Parque de Exposições é onde tem todo suporte.
“A gente sabe que eles preferem ficar mais próximos das casas onde moram, mas a gente só pode instalar essas famílias onde é possível dar as condições necessárias de apoio a elas. E as escolas já no seu limite, por isso a orientação da Defesa Civil é que elas sejam encaminhadas para o Parque de Exposições, que é pra onde todas as famílias que precisarem ser retiradas de onde moram irão a partir de agora”, esclareceu.