MUNDO
Arábia Saudita se associa a organização internacional liderada por China e Rússia
A Arábia Saudita irá se unir como Estado “parceiro de diálogo” à Organização de Cooperação de Xangai (SCO, sigla em inglês), liderada pela China e Rússia, informou a agência oficial de notícias saudita nesta quarta-feira (29).
Criada em 2001 para promover a cooperação política, econômica e de segurança e competir com instituições ocidentais, a SCO inclui China, Índia, Paquistão e Rússia, além de quatro Estados da Ásia Central (Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e Tadjiquistão).
O governo saudita aprovou esta decisão em reunião presidida pelo rei Salman, informou a agência, e dará ao país “status de parceiro de diálogo dentro da Organização de Cooperação de Xangai”, segundo a mesma fonte.
Egito, Irã e Catar também são países com status de observador ou parceiro de diálogo da SCO.
A decisão da Arábia Saudita de ingressar na SCO ocorre menos de três semanas após o anúncio de um acordo histórico de reconciliação com o Irã, concluído sob os auspícios da China e com o objetivo de restaurar as relações diplomáticas plenas, rompidas sete anos atrás.
O porta-voz do Departamento de Estado americano, Vedant Patel, minimizou o impacto do anúncio: “Cada país tem suas próprias relações.”