CONCURSO
Concursos Exército 2023: ESA ou EsPCEx – qual escolher?
É comum que o começo de uma preparação para a área militar seja repleta de dúvidas, principalmente para os candidatos dos concursos Exércitos. Uma das mais comuns é sobre qual escolher: ESA ou EsPCEx.
Ambas as escolas são bastantes almejadas e concorridas, com chances para jovens de ambos os sexos de todo o país.
E a melhor forma de saber qual escolher entre ESA ou EsPECx é conhecer a fundo o que ambas podem oferecer, ou seja, suas características, requisitos, vantagens, etapas e até mesmo o curso de formação.
Para te ajudar, Folha Dirigida fez um comparativo entre os dois concursos – que já estão com edital publicados em 2023!
ESA ou EsPCEx: veja comparativo entre os concursos
Se você ainda está com dúvidas e quer decidir entre ESA ou ExPCEx, saiba que dá para prestar os dois concursos, pois as provas sempre serão aplicadas em períodos distintos. Mas, é claro que se passar em ambas terá que escolher uma para seguir carreira.
Veja a seguir um comparativo entre os dois concursos do Exército.
Carreira
► ESA
O concurso da Escola de Sargento das Armas é destinado à formação e graduação de Sargentos.
Ao término do curso de formação, o aluno é declarado 3º Sargento de carreira combatente do Exército e ocupará os cargos previstos nos Quadro da Organização mediante sua inscrição no concurso.
► EsPCEx
O concurso da EsPCEx é destinado ao ingresso no curso de formação e graduação de oficiais de carreira da linha de ensino militar bélico, que estará habilitado para o ingresso na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), em Resende (RJ).
Na AMAN, o aluno será chamado de cadete e, após o segundo ano, poderá escolher uma opção entre as Armas, Quadros ou Serviços:
► Cavalaria;
► Artilharia;
► Material Bélico;
► Engenharia;
► Comunicações; e
► Intendência.
Após concluir o curso, o cadete será declarado Aspirante a Oficial, sendo-lhe conferida, após a colação de grau, a graduação de Bacharel em Ciências Militares.
Requisitos
Tanto para ESA ou EsPCEx, o requisito principal é a escolaridade de nível médio. Mas, veja a seguir outras especificações.
► ESA
O concurso da ESA é destinado a três áreas: geral/aviação, músicos e saúde. Portanto, os requisitos irão variar de acordo com a sua escolha.
Além disso, podem participar do concurso até mesmo quem estiver cursando o último ano do ensino médio, desde comprove a conclusão até a data prevista de início da formação.
Idade:
Área Geral: no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade;
Áreas música: e saúde: no mínimo, 17 e, no máximo, 26 anos de idade.
Altura:
Candidatos do sexo masculino devem ter, no mínimo, 1,60m, sendo que esta limitação não se aplica aos candidatos com até 17 anos de idade incompletos, desde que possuam a altura mínima de 1,57m e exame especializado que revele a possibilidade do crescimento.
Candidatas do sexo feminino, devem ter, no mínimo, 1,55m de altura.
Outros requisitos:
Quem concorre na área de Música deve comprovar ser possuidor de habilidade na execução de partituras com o instrumento musical correspondente a um dos naipes abrangidos, a ser verificada mediante realização do exame de habilitação musical (Exame de Habilitação Musical) específico do Concurso de Admissão.
Quem concorre na área da Saúde deve ter concluído o curso técnico em enfermagem ou ter curso superior em enfermagem até a data de sua apresentação na Unidade Escolar Tecnológica do Exército. Será preciso apresentar registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren).
► EsPCEx
A Escola Preparatória de Cadetes do Exército também permite que o candidato esteja cursando o 3º ano do Ensino Médio.
O aluno também deve ter idade entre 17 e 22 anos (completados até 31 de dezembro do ano da matrícula) e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.
Etapas
Ambos os concursos possuem uma longa trajetória até a homologação, bem como todos os processos seletivos militares. Esse pode ser um fator crucial para você decidir escolher entre ESA ou EsPCEx.
Afinal, se uma cobrar aquela matéria que você não domina de jeito nenhum pode ser um sinal de que a outra te dê mais chances de aprovação. Veja a seguir!
► ESA
O concurso da ESA é composto por várias etapas de seleção, sendo de início realizadas as provas objetivas e discursivas. Em seguida, os aprovados são convocados para as próximas fases.
A prova objetiva do concurso ESA poderá ser dividida em até seis partes, conforme a área pretendida pelo candidato, sendo:
- 1ª parte – Prova de Matemática (14 questões para áreas Geral/Aviação e dez para as áreas Música/Saúde);
- 2ª parte – Prova de Português (14 e dez questões, respectivamente);
- 3ª parte – Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
- 4ª parte – Prova de Inglês (dez questões objetivas para todas as Áreas);
- 5ª parte – Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
- 6ª parte – Prova de Português (questão única discursiva/redação).
Os aprovados ainda convocados para as demais oito etapas, que serão compostas por:
- avaliação de títulos;
- exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música);
- investigação social;
- exame de aptidão física preliminar;
- revisão médica;
- exame de aptidão física definitivo;
- comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.
Por último, será realizado um curso de formação para os aprovados dentro do número de vagas.
► EsPCEx
Na EsPCEx não é diferente e são várias etapas, começando pelas provas objetivas e discursivas, que acontecem em duas datas consecutivas, sendo sábado e domingo, dividindo-se:
- Primeiro dia: os candidatos vão responder a 44 questões de Português (20), Física (12) e Química (12), além de realizarem uma redação.
- Segundo dia: os candidatos vão responder 56 perguntas de Matemática (20), Geografia (12), História (12) e Inglês (12).
A segunda etapa do concurso EsPCEx é composta pelas seguintes fases: inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica.
Por último, os aprovados dentro do número de vagas serão chamados para o curso de formação profissional (CFP).
Curso de formação
O curso de formação profissional (CFP) é uma parte importante de todo concurso público, podendo eliminar o candidato ou dar o passaporte para ingressar na instituição de uma vez por todas.
► ESA
Na ESA, o curso de formação do concurso é dividido em dois períodos: “Básico” e de “Qualificação”.
O período Básico é realizado em 12 Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCT), sendo supervisionado pela ESA. Elas se localizam de norte a sul do Brasil. A duração é de 34 semanas e antecede e prepara o aluno para o período de qualificação.
Após a conclusão, o aluno escolherá a sua qualificação militar de sargentos, de acordo com mérito intelectual.
- Logística -> a qualificação é realizada na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) , no Rio de Janeiro/RJ.
- Aviação do Exército -> a qualificação é realizada no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté/SP (CIAVEx).
► EsPCEx
Na EsPCEx, o curso de formação tem duração de cinco anos e também é realizado em regime de internato. Ele é realizado em dois momentos, sendo:
- No primeiro ano do curso: será realizado em Campinas, no Estado de São Paulo, quando o militar ainda em formação é considerado aluno.
- No segundo ao quinto ano: será ministrado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Estado do Rio de Janeiro. O militar já será considerado cadete.
E aí, com essas informações em mãos, ficou mais fácil de escolher? Agora já sabe se pretende estudar para ESA ou EsPCEx? Compartilha este conteúdo com um amigo que também está na dúvida para que ele fique por dentro do que cada concurso tem a oferecer.