POLÍCIA
Apesar de pronta e com propaganda circulando há semanas, Delegacia da Mulher não funciona 24h
Há algumas semanas os acreanos assistem comerciais informando o funcionamento 24h da Delegacia da Mulher, porém o funcionamento só ocorre em horário comercial, das 8h às 13h. Em uma matéria realizada pelo Na Hora da Notícia, em 14 de março, onde abordava a situação o governo se posicionou dizendo que a partir do dia 31 de março o atendimento seria realizado de maneira ininterrupta.
Acontece que até a presente data a Delegacia da Mulher continua atendendo em horário comercial. Vale ressaltar que presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.541 de 2023 que garante o funcionamento ininterrupto das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública, que informou que a DEAM estava em obras e que, agora, o prédio está pronto para ser entregue e que a previsão que isso aconteça nos próximos dias. E que, por enquanto, os atendimentos ocorrem na 1ª Regional no bairro Cadeia Velha, em funcionamento comercial.
O não funcionamento desencoraja vítimas, como o caso de uma mulher, que não vamos identificar, que foi agredida a noite, buscou atendimento e não podia registrar o boletim de ocorrência, pois não era realizado naquele horário.
“Eu não tinha como retornar no dia seguinte então resolvi deixar pra lá, pois ninguém se importa com a segurança das mulheres. Enquanto isso continuar, seremos apenas estatísticas”, disse.