Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Lula promulga Tratado para retorno do Brasil à Unasul

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, nessa quinta-feira (6/4), um decreto que promulga o Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O decreto entrará em vigor apenas a partir de 6 de maio. O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

A expectativa é de que a Unasul seja retomada em sua composição original, com Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.

Integração

Em 24 de janeiro, logo no início de seu mandato, Lula já demonstrava intenção diferente de seu antecessor. Em viagem à Argentina, o presidente afirmou que seu governo fortaleceria o Mercosul e recriaria a Unasul. “Sozinhos somos fracos. Juntos, podemos crescer e desenvolver a região”, escreveu o presidente em suas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Na ocasião, Lula já dizia que queria melhorar as relações com os países vizinhos, abaladas por Bolsonaro. “Vim para a Argentina não só para participar da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), que acontece hoje, mas também para dizer que o Brasil está de volta”, escreveu o petista.

O governo Lula trabalha para que a cúpula de reestreia da Unasul aconteça no Brasil ainda no primeiro semestre de 2023, conforme antecipado pelo colunista Igor Gadelha do Metrópoles.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress