ESPORTES
Grupo Axé Capoeira realiza “Roda da Páscoa” e distribuí quase 200 ovos de páscoa para capoeiristas em Rio Branco
O Grupo Axé Capoeira, em parceria com a Associação Cultural e Desportiva Axé Capoeira do Acre e com apoio do Governo do Estado do Acre, através da Secretária de Educação e Cultura, por meio do Departamento Estadual de Articulação Esportiva e de Juventude, que tem como diretora Sandra Melissa Feitosa da Silva, realizou mais uma grande atividade de capoeira envolvendo a páscoa, na noite deste sábado (8), no Centro de Treinamento Axé Capoeira do Acre, no bairro da Sobral, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
A “Roda da Páscoa” foi realizada com cerca de 180 alunos do Grupo Axé Capoeira de vários núcleos de capoeira da Baixada da Sobral, da Cidade do Povo e também contou com a participação especial de capoeiristas do Grupo Axé Capoeira do Alto Acre, dos municípios de Brasiléia, Epitaciolândia e dois alunos da Bolívia.
Durante a atividade foi realizado além do alongamento coletivo e a roda de capoeira, o frevo, Maculelê, Capoeira Solo. Todos os elementos que compõe a cultura a afro-brasileira, organizado e ensinado pela Instrutora de Dança, Cristina Raquel, que no mundo da capoeira é conhecida como Graduada Pimenta.
A roda foi conduzida pelo Contramestre Malvado, que além de ser Contramestre de capoeira também é o Presidente do Grupo Axé Capoeira no Estado do Acre. A atividade contou a participação de aproximadamente 180 Capoeiristas e já foi considerado um dos maiores eventos esportivos realizados na Baixada da Sobral.
No final da atividade foram sorteados ovos de páscoa de 250 gramas e os que não foram sorteados receberam um ovo de Páscoa de 50 gramas. Esse evento visa também aproximar os alunos, professores e pais que estavam presentes que acompanham as atividades com os filhos.
O Governo do Estado do Acre, através da Secretária de Educação e Cultura, por meio do Departamento de Articulação Esportiva e de Juventude, coordenado pela diretora Melissa, cedeu um microônibus para que transportasse alguns alunos do Conjunto Habitacional Cidade do Povo, para o bairro Sobral, na região da Baixada da Sobral, para que juntos realizassem esse evento. Esse momento permite a convivência harmoniosa e troca de conhecimento e experiências entre os capoeiristas.