Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

PF intima general Dutra e outros 80 militares para depor sobre 8/1

Publicado em

A Polícia Federal intimou o general Gustavo Dutra de Menezes (foto em destaque), que estava à frente do Comando Militar do Planalto em 8 de janeiro, dia em que bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes da República, em Brasília. Dutra e outros 80 militares devem prestar depoimento sobre a sua responsabilidade na data dos eventos.

A informação foi revelada pelo portal Uol e confirmada pelo Metrópoles. Após o atentado, o Exército realocou Dutra em um cargo de subchefia no Estado-Maior. Além do general de quatro estrelas, outros militares foram intimados para prestar esclarecimentos.

Continua depois da publicidade

No dia do quebra-quebra, também chamou atenção o comportamento do Batalhão de Guarda Presidencial (BGP), responsável pela segurança do Planalto; a corporação hesitou em expulsar os terroristas.

Em fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) permitiu que a PF investigasse os militares envolvidos nos ataques. A corporação fez pedido ao ministro Alexandre de Moraes para apurar eventual participação de militares nos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros.

Continua depois da publicidade

Segundo a argumentação, policiais militares ouvidos na quinta fase da Operação Lesa Pátria indicaram possível participação ou omissão de integrantes do Exército responsáveis pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e pelo Batalhão da Guarda Presidencial.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement