Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Haddad não considera que Campos Neto possa sair do BC antes de 2024

Publicado em

Oédson Alves/Agência Brasil - 05/04/2023 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a falar na taxa de juros

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (13) que não considera a possibilidade do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, ser destituído do cargo antes do fim do seu mandato, que acaba em dezembro de 2024. A saída de Campos Neto do BC é defendida por parte da ala política do governo.

Haddad afirmou, porém, que espera que o BC reduza a taxa de juros. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano, uma das grandes críticas do governo e assunto que gera atritos entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a instituição .

Continua depois da publicidade

“Não [se conta com a saída antecipada de Campos Neto]. Eu conto com a baixa dos juros”, disse Haddad, em entrevista a jornalistas na China. “Agora, quero crer, o Banco Central tem uma janela de oportunidade, que eu espero que seja aproveitada, para que o Brasil possa pensar em crescimento econômico sustentável. Tudo está convergindo para o que eu chamo de harmonizar o fiscal com o monetário”, completou.

O ministro afirmou que a economia brasileira está passando por uma “estabilização de variáeis”, como a  queda da inflação e a valorização do real .

“Economistas de várias escolas estão se manifestando dizendo que chegou o momento de iniciarmos uma trajetória de queda [dos juros] consistente”, disse Haddad, que acrescentou que a Selic alta é um “inviabilizador de muitos investimentos” e dificultador “da vida” do empresariado brasileiro.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement