Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Brasil não tem preferência em negociar com China ou EUA, diz Haddad

Publicado em

Reprodução/Diogo Zacarias - 30/03/2023 Haddad comentou sobre relações entre países

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (14) que o Brasil não tem preferência entre negociar com a China ou com os Estados Unidos. A fala veio após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmar que  ninguém será capaz de impedir que o país negocie com a China .

Questionado sobre a possibilidade dos  acordos entre Brasil e China causarem desconforto com os Estados Unidos, Haddad disse que o Brasil é grande demais para escolher entre parcerias comerciais.

“Não há nenhuma preferência do Brasil. Pelo contrário, nós queremos ampliar ao máximo as parceiras do Brasil, como o presidente Lula fez durante seus dois [primeiros] mandatos”, disse o ministro, em coletiva de imprensa em Pequim, na China.

Continua depois da publicidade

“A reação que a gente espera é de mais parcerias com os Estados Unidos. Nós temos que vencer a etapa anterior do país. O país não pode ficar isolado de ninguém, somos grandes demais para ficar escolhendo parceiros”, completou Haddad.

O ministro ainda disse que “tudo o que a área econômica quer é voltar à mesa” de negociações com diversos países e blocos. “Não faz nenhum sentido você fazer opção em se aproximar de um, para se afastar com outro”, pontuou.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress