GERAL
Caixa libera R$ 4 bi do abono salarial para nascidos em maio e junho
A Caixa Econômica Federal libera, nesta segunda-feira (17/4), o pagamento do abono salarial 2023, ano-base 2021, para os trabalhadores nascidos em maio e junho.
Também foram incluídos nesta rodada de pagamentos, trabalhadores nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril que não receberam o valor correspondente ao abono salarial no primeiro e segundo lotes em razão de alguma divergência identificada nos sistemas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
No total, serão disponibilizados 4,1 milhões de parcelas, totalizando R$ 4 bilhões.
A Caixa iniciou o pagamento em 15 de fevereiro e vai seguir com a liberação até 17 de julho, tendo como base o mês de nascimento do beneficiário.
Confira o calendário:
Como receber
Aqueles que têm conta corrente ou conta poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital.
A movimentação da Poupança Social Digital é feita pelo Aplicativo Caixa Tem, que permite pagar contas, efetuar transferências, pagar na maquininha e realizar compras com o cartão de débito virtual.
Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque pode ser realizado com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa.
Abono salarial
O abono salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei.
Os recursos vêm do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A Caixa atua como agente pagador do abono, cabendo ao Ministério do Trabalho e Emprego a habilitação dos trabalhadores.
Têm direito ao benefício os trabalhadores inscritos no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos e que tenham trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Recebem o abono salarial na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público têm inscrição Pasep e recebem o benefício no Banco do Brasil.