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Lula confirma data do 13º salário do INSS; veja quando chega a primeira parcela
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente divulgou a data para o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário aos seus segurados. O repasse extra beneficiará muitos cidadãos brasileiros.
No entanto, diferente dos anos anteriores, a primeira parcela do 13º salário do INSS não será paga antecipadamente em 2023. De acordo com o calendário divulgado, o primeiro pagamento começa partir de 25 de agosto.
Dessa forma, na primeira parcela o valor pago corresponderá a metade do benefício, sem descontos. Já a segunda, prevista para ser paga a partir de novembro, representará a outra metade do valor e poderá incluir deduções, como o Imposto de Renda.
Primeira parcela do 13º salário do INSS
Como dito anteriormente, a primeira parcela do 13º salário deve começar a ser paga no dia 25 de agosto. Assim como nos anos anteriores, o calendário de pagamento seguirá o número final do Número de Identificação Social (NIS) dos segurados.
Confira o cronograma de pagamento dos beneficiários que recebem um salário mínimo:
- Final 1 – 25 de agosto;
- Final 2 – 28 de agosto;
- Final 3 – 29 de agosto;
- Final 4 – 30 de agosto;
- Final 5 – 31 de agosto;
- Final 6 – 1º de setembro;
- Final 7 – 4 de setembro;
- Final 8 – 5 de setembro;
- Final 9 – 6 de setembro;
- Final 0 – 8 de setembro.
Vale informar que os segurados do INSS que recebem mais de um salário mínimo terão acesso ao benefício em outra data. Veja a seguir o calendário de pagamento desses trabalhadores:
- Final 1 e 6 – 1º de dezembro;
- Final 2 e 7 – 4 de dezembro;
- Final 3 e 8 – 5 de dezembro;
- Final 4 e 9 – 6 de dezembro;
- Final 5 e 0 – 7 de dezembro.
Quem recebe o 13º salário do INSS?
Por lei, tem direito ao 13º salário do INSS quem, durante o ano, recebeu um dos seguintes benefícios:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão.
Ficam de fora do pagamento do abono natalino os cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os que têm direito a Renda Mensal Vitalícia (RMV).
No primeiro caso, a isenção do pagamento se deve à natureza do benefício, que é assistencial e não previdenciária. Já o segundo, já está extinto.
Como consultar?
O segurado poderá consultar informações sobre o salário extra das seguintes formas:
Site Meu INSS
- Acesse o portal Meu INSS pelo navegador;
- Clique em “Entrar com Gov.br”;
- Procure a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”.
Aplicativo Meu INSS
- Instale o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS;
- Faça login com os dados pessoais registrados na plataforma;
- Clique em “Entrar”;
- Selecione o botão “Extrato”.
Central de Atendimento 135
Também há opção de consultar as informações pela central de atendimento do INSS, no número 135 (disponível de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas – sem cobrança de taxas).